Companhia de Jesus Companhia de Jesus

Alunas do Diocesano são premiadas em concurso da Prefeitura de Teresina

16/12/2017 11:22

“Uma aula de trânsito” é o título de uma história em quadrinhos criada por duas alunas do Colégio Diocesano e premiada no VI Prêmio Cidade de Teresina de Educação do Trânsito. As estudantes Hanah Zeidam e Ana Carolina Lima, sob supervisão da professora de Língua Portuguesa Angela Portela, participaram do concurso na categoria “alunos do 7º ao 9º ano” e conquistaram o primeiro lugar. A premiação é organizada pela Prefeitura de Teresina.

As alunas produziram a história em cerca de duas semanas. Hanah fez os desenhos e Ana Carolina escreveu o roteiro. A narrativa se desenvolve em uma aula em que a professora – personagem inspirada em Angela Portela – dá explicações sobre segurança dos motociclistas no trânsito.

Ana Carolina fez o roteiro da história em quadrinhos.

A participação no concurso foi sugerida pela docente aos alunos do 7º ano do Ensino Fundamental. “As duas começaram a pesquisar sobre história em quadrinhos e dei todas as orientações quanto às particularidades desse gênero textual, como a importância do colorido, o formato do desenho, o enredo”, afirma a professora Angela. “Apostamos todas as fichas nelas, pois já sabemos que são muito talentosas”, ressalta.

Hanah desenvolveu a aptidão para o desenho muito cedo, já que toda sua família se interessa pelo tema. “Gosto muito de desenhar e a Ana de escrever, então decidimos nos juntar para participar do concurso”, conta. Ana lê bastante e costuma criar histórias, mas essa foi a primeira vez que escreveu uma história em quadrinhos. Segundo Ana, outro motivo que as impulsionou a competir foi “a possibilidade de levar a reflexão da história para outras crianças da cidade”.

A entrega da premiação para os vencedores será no dia 20 de dezembro, às 19h30, no Palácio da Música. O prêmio tem como objetivo estimular crianças, jovens, educadores, profissionais de comunicação, escolas, empresas e ONGs a refletirem sobre comportamento dos usuários no trânsito com vistas à sedimentação de hábitos que tornem o trânsito mais humano e seguro.

Comente!

Francisco Alves de lima em 19 de dezembro de 2017 às 08:12

A semente é plantada e trabalha no silêncio! Quando menos se espera ela brota! O Diocesano trabalha da mesma forma, sem propaganda. Tem um projeto próprio de educação e acredita nele. Para quem não conhece, ou se deixar levar por propagandas enganosa, vai demorar perceber o segredo de uma verdadeira educação! Parabéns à Hanah e a Ana Carolina pelo ótimo desempenho e ao Departamento de Português na pessoa da Professora Ângela Portela. Valeu.

Angela Portela em 19 de dezembro de 2017 às 07:12

Muito obrigada, prof. Albino Veloso. Fico muito grata pelas belas palavras e feliz em ver o resultado de um trabalho feito com tanta dedicação.

Albino Veloso em 17 de dezembro de 2017 às 13:12

Parabéns, Hanah e Ana Carolina ! Vocês contribuem, com esse trabalho, para melhorar a educação no trânsito não somente em Teresina, mas também em todo o Brasil. É importante que contribuições tão grandiosas como essa venham de jovens como vocês que compreenderam a necessidade e se empenham inacianamente pela paz no trânsito. Parabéns, Profª Ângela! Você com esse jeito afetuoso e maternal de lidar com a juventude realiza essa invejável tarefa de induzir o aforamento e o desenvolvimento de talentos magníficos numa criançada tão jovem. Minhas reverências !

Asociación de Universidades Confiadas a la Compañía de Jesús en América Latina Jesuit Schools Network. CPAL - Conferencia de Provinciales Jesuitas en América Latina. Jesuit Education Jesuit European Committee for Primary & Secondary Education – JECSE. World Union of Jesuit Alumni Federación Internacional de Fe y Alegría Flacsi | Federación Latinoamericana de Colegios de la Compañía de Jesús The Jesuit Curia in Rome