04.04.24

21ª Feira Literária do Diocesano: magia e encantamento através da literatura

“Histórias de encanto que encantam” é o tema da 21ª edição da Feira Literária do Colégio São Francisco de Sales – Diocesano que acontece entre os dias 03 e 05 de abril de 2024. Reunindo estudantes do Ensino Fundamental e Ensino Médio, o projeto da feira é coordenado pelo Departamento de Língua Portuguesa. A edição de 2024 homenageia três autores nordestinos: o paraibano Ariano Suassuna, a maranhense Lília Diniz e o piauiense Elio Ferreira.

A programação da Feira Literária contou com espaços para exposição de livros, apresentações culturais produzidas pelos estudantes, palestras e bate-papos literários com autores convidados, entre eles os homenageados Lília Diniz e Elio Ferreira. A Diretora Acadêmica do Colégio Diocesano, professora Luiza Ferreira, ressaltou a importância do evento como espaço para produção de conhecimento e também encantamento.

Na Feira Literária, Lília apresentou trechos do espetáculo “Miolo de pote em cacimba de beber” e “Cora dentro de mim”: poemas e contos de Cora Coralina”. Durante a abertura do evento, a autora foi homenageada pelos estudantes do Ensino Fundamental I que, por meio de declamações e coreografia, reproduziram trechos de um de seus livros.

Natural de Tuntum, no Maranhão, Lília Diniz se apresenta como poeta, atriz e brincante, e acredita na força da literatura e da arte como instrumentos para a transformação da sociedade. Em obras como “Miolo de pote da cacimba de beber”, “Mundo de mundim” e “Sertanejares”, a autora explora a cultura do interior, das quebradeiras de coco, dos agricultores, tradições da cultura nordestina que aparecem como um manifesto pela valorização da afetividade, criatividade e vivências tão próprias do povo sertanejo.