O Diocesano Infantil foi inaugurado em 3 de fevereiro de 2003, pelo então diretor padre José de Anchieta L. Costa, SJ. Em consonância com a filosofia da Companhia de Jesus, o Colégio está comprometido em promover e difundir a missão evangelizadora da Igreja Católica, para que, na vivência dos valores humanos, seja colaborador na transformação da realidade social, na prática da justiça, do amor e da verdade.

No atendimento a essa primeira etapa da Educação Básica, compreende-se que quanto mais cedo for iniciado o investimento na construção de valores cristãos, maior é a possibilidade de contribuir na viabilização de uma formação humanista, motivada pelo pensamento inaciano de “ajudar o desenvolvimento mais completo possível de todos os talentos dados por Deus a cada indivíduo como membro da comunidade humana” (Companhia de Jesus, 1998).

Para este propósito, desde sua fundação observa-se a finalidade do “desenvolvimento integral da criança até os seis anos, em seus aspectos: físico, psicológico, espiritual, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade”, conforme estabelece a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lei 9394/96, em consonância com a filosofia da Companhia de Jesus. Pois, segundo esta, é missão do colégio “[…] a formação da pessoa toda e para toda a vida; trabalhamos para realizar uma aprendizagem integral que leve o aluno a participar e intervir autonomamente na sociedade: uma educação capaz de formar homens e mulheres conscientes, competentes, compassivos e comprometidos” (PEC, 2021, § 25).

Desde de 2020, o Diocesano Infantil passou a ofertar as opções de matrículas no Tempo Integral para as crianças do Infantil 1 ao 1º ano do Ensino Fundamental, sendo elas disponibilizadas nas modalidades Horário Estendido, Integral e Integral Plus. Dessa forma, busca-se oferecer a ampliação das oportunidades educativas e formação de novas habilidades, a partir da expansão do período de permanência diária e das atividades promovidas no Colégio.

QUERO ESTUDAR no Diocesano

A aprendizagem de cada estudante é pensada em oito dimensões: afetiva, espiritual, ética, estética, cognitiva, comunicativa, corporal e sociopolítica.