História

O Diocesano Infantil foi inaugurado em 3 de fevereiro de 2003, pelo então diretor padre José de Anchieta L. Costa, SJ. Em consonância com a filosofia da Companhia de Jesus, o Colégio está comprometido em promover e difundir a missão evangelizadora da Igreja Católica, para que, na vivência dos valores humanos, seja colaborador na transformação da realidade social, na prática da justiça, do amor e da verdade.

No atendimento a essa primeira etapa da Educação Básica, compreende-se que quanto mais cedo for iniciado o investimento na construção de valores cristãos, maior é a possibilidade de contribuir na viabilização de uma formação humanista, motivada pelo pensamento inaciano de “ajudar o desenvolvimento mais completo possível de todos os talentos dados por Deus a cada indivíduo como membro da comunidade humana” (Companhia de Jesus, 1998).

Para este propósito, desde sua fundação observa-se a finalidade do “desenvolvimento integral da criança até os seis anos, em seus aspectos: físico, psicológico, espiritual, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade”, conforme estabelece a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lei 9394/96, em consonância com a filosofia da Companhia de Jesus. Pois, segundo esta, é missão do colégio “[…] a formação da pessoa toda e para toda a vida; trabalhamos para realizar uma aprendizagem integral que leve o aluno a participar e intervir autonomamente na sociedade: uma educação capaz de formar homens e mulheres conscientes, competentes, compassivos e comprometidos” (PEC, 2021, § 25).

  • No Colégio Diocesano, o brincar na educação infantil é essencial, com foco na exploração, experimentação e interação lúdica. Atividades lúdicas permitem que as crianças explorem o mundo ao seu redor, experimentem novas ideias e interajam de forma significativa com seus pares. Através do brincar, elas desenvolvem habilidades sociais, emocionais e cognitivas, além de aprimorar a coordenação motora.

    Tempo Integral

    Desde de 2020, o Diocesano Infantil passou a ofertar as opções de matrículas no Tempo Integral para as crianças do Infantil 1 ao 1º ano do Ensino Fundamental, sendo elas disponibilizadas nas modalidades Horário Estendido, Integral e Integral Plus.

Dessa forma, busca-se oferecer a ampliação das oportunidades educativas e formação de novas habilidades, a partir da expansão do período de permanência diária e das atividades promovidas no Colégio.

Ofertado para as crianças do Infantil 1 ao 1º ano EF, o Tempo Integral oferece a oportunidade de ampliação das oportunidades educativas e formação de novas habilidades, a partir da expansão do período de permanência diária e das atividades promovidas no colégio.

No contraturno, nossos pequenos inacianos terão a possibilidade de fazer uma experiência de aprendizagem integral, sendo possível optar por diferentes modalidades

Rotina da Manhã

Enquanto pela manhã as crianças vivenciam as propostas diárias do turno regular, as tardes são voltadas para vivências diferenciadas, com o objetivo de dar continuidade ao desenvolvimento das habilidades e competências planejadas por faixa etária. Dessa forma, torna-se mais propício o desenvolvimento da criança integralmente.

As atividades têm início às 11h30, ao final da manhã, quando as crianças são levadas para um espaço especial com jogos, historinhas e brincadeiras dirigidas – planejadas ao longo da semana – enquanto aguardam a hora do banho.

Após todos estarem refrescados, são direcionados para o refeitório, local onde a equipe pedagógica apoiará o momento da alimentação das crianças. Após se alimentarem, as crianças dispõem um momento para descansarem das atividades proporcionadas durante o turno regular, com o objetivo principal de relaxar o corpo e renovar o ânimo e alegria.

Rotina da Tarde

Entre a hora de descanso e a volta às atividades, as crianças participam do despertar lúdico no Salão de Acolhimento. Em seguida, são divididos os grupos para a volta às vivências.

Nesse momento, são desenvolvidas oficinas de estimulação cognitiva de acordo com o que foi vivenciado pela manhã e realização das atividades de registro encaminhadas pelas professoras para cumprimento no contraturno. Tudo sempre desenvolvido de forma lúdica e atrativa. Já os menores participam de atividades diferenciadas como motricidade e Oficina Maker e Sensorial.

As crianças ainda participam de um lanche coletivo seguido de brincadeiras livres no parquinho ou com brinquedos (sempre monitoradas de perto pelas professoras). Após este momento, a depender do dia da semana, as crianças têm na agenda: Oficina Maker e Sensorial, Oficina de Movimento, Modalidade Esportiva (balé / judô), Aulas de musicalização ou Introdução ao instrumento musical Ukulele, por exemplo.

Por fim, as crianças são entregues aos pais às 17h30min, concluindo um dia cheio de atividades pedagógicas, culturais, artísticas, esportivas e espirituais.

Estrutura Física

A Educação Infantil do Colégio Diocesano possui uma infraestrutura capaz de oferecer a melhor experiência de aprendizagem para as crianças. O ambiente possui medidas, acabamento e mobília adequados às necessidades dos pequenos. Além das salas de aula, o colégio conta com salas de dança, judô, música, arte, motricidade, ludoteca, sala de descanso, parquinhos, refeitório, espaço gourmet, horta pedagógica, viveiro de animais e enfermaria.

Há também o “Cirquinho do Livro”, uma biblioteca onde é desenvolvido o projeto de contação e dramatização de histórias; a Capela, um cantinho de oração onde são realizadas atividades para o desenvolvimento espiritual das crianças.

Além de adequados, os ambientes são lúdicos e redecorados frequentemente, de acordo com a temática desenvolvida e, dessa forma, estimulam a imaginação, criatividade e interatividade das crianças. Nos espaços vivenciais, os pequenos experimentam práticas da vida cotidiana.

Recepção

Espaço amplo, climatizado e equipado com poltronas individuais e revistas, a recepção do Diocesano Infantil é o ambiente perfeito para aguardar alguma reunião previamente agendada ou até mesmo a saída do seu/sua filho (a).

Salas de aula

Ambientes amplos climatizados equipados com cadeiras e mesas adequadas a cada faixa etária, lousas brancas com sistema televisivo embutido, e estantes planejadas. As salas de aulas para crianças de 1 a 3 anos também contam com um banheiro conjugado, favorecendo o conforto e praticidade para as crianças menores e, integrada a elas, também existe o solário com jardim e/ou horta, local onde eles realizam algumas das atividades.

Ludoteca

Ambiente amplo e climatizado voltado para a promoção de experiências com materiais concretos que atuam no desenvolvimento do raciocínio lógico e espacial. A sala é organizada com brinquedos e jogos que favorecem o imaginário da criança. No local também são realizadas contações e veiculações de histórias, bem como dramatização das mesmas e de situação do dia-a-dia.

Sala de Motricidade

Espaço climatizado e equipado com instrumentos e equipamentos que estimulam a capacidade de movimento e função motora das crianças, por meio de brincadeiras e outras atividades relacionadas. As atividades motoras são organizadas em um ambiente adequado com experiências lúdicas que provocam o deslocamento do corpo no espaço, o relacionamento com os objetos e o desenvolvimento da coordenação dos pequenos e grandes músculos do corpo. Agindo sobre o meio físico, as crianças aprendem posturas corporais adequadas e ampliam habilidades de locomoção, expressividade, coordenação, equilíbrio e consciência corporal.

Espaço de acolhimento

Espaço onde as crianças são recebidas na chegada ao colégio, iniciando as manhãs com um momento de oração, seguido de atividades de movimento e depois são encaminhadas para as atividades pedagógicas planejadas para o dia. Equipado com pufes confortáveis e acolchoados, próprio para o uso das crianças, o local ainda dispõe de prateleiras de livros infantis para que os pequenos se entretenham enquanto passam o tempo ou aguardam os seus pais no momento da saída.

Escovódromo

Espaço voltado para a realização da higiene bucal das crianças após o lanche e/ou almoço. O Escovódromo é equipado com pias adequadas para a altura dos pequenos.

Espaço Gourmet

Com capacidade para 90 crianças, no Espaço Gourmet os pequenos podem encontrar a cantina do Colégio e um ambiente amplo para lanchar e fazer as demais refeições. O local também é utilizado para a realização de exposições de obras de artes, culminância de projetos e acolhimento das crianças (quando estas chegam ao Colégio pela recepção).

Refeitório

Espaço destinado para as crianças, o refeitório tem capacidade para 90 estudantes. Ele é utilizado para a realização de vivências culinárias, funcionando como uma Cozinha Experimental. As atividades promovidas no local são realizadas a partir do plantio, cultivo e degustação das hortas e plantas alimentícias e medicinais, feitos pelas próprias crianças sob a supervisão das professoras.

Parquinho “Tia Walmira”

Ao todo são dois parquinhos em espaço amplo e aberto, com brinquedos para as crianças de todas as idades.

Sala de Judô

ala climatizada, ampla e equipada com tapete tatame acolchoado para auxiliar na prática do esporte pelos pequenos.

Sala de Balé

Sala climatizada, ampla, decorada e equipada com barras e espelhos. Tudo devidamente pensado para auxiliar as crianças na prática do Balé.

Cantinho da Oração

Ambiente acolhedor onde os pequenos têm o espaço propício para a sua oração e reflexão. Aqui, as crianças vivenciam experiências, aprendem a comunicar-se com Deus e reconhecem a importância da espiritualidade.

Cirquinho do livro

Neste ambiente que simula o picadeiro de um circo, as crianças assistem atentas e sentadas em arquibancadas – assim como em um show circense – as mais divertidas histórias contadas e dramatizadas pelas professoras, com participação dos pequenos. O ambiente é todo decorado para dar a sensação de estar no circo!

Auditório

O auditório do Diocesano Infantil é um ambiente climatizado e confortável, destinado para atividades internas, celebrações religiosas e realização de eventos, como lançamento de livros, projetos e reuniões de pais.

Horta pedagógica

As atividades promovidas no local são realizadas a partir do plantio e cultivo de plantas alimentícias e medicinais, feitos pelas próprias crianças sob a supervisão das professoras. Promove o contato com a natureza ao lidar com a terra e as plantas, e também ensina o funcionamento do processo de plantio e colheita dos alimentos que consomem, como também conceitos de ecologia e cuidado com a casa comum.

Viveiro

Permite maior contato com a natureza e propicia conhecimentos gerais sobre a vida animal, como também ajuda os pequenos a relaxarem, aliviarem a tensão física e psicológica, e terem momentos de descontração. Além disso, ele diminui os hormônios responsáveis pelo estresse e pela ansiedade.

Enfermaria

Espaço para atender pequenas queixas de dores, mal-estar, pequenos acidentes ou qualquer eventualidade que possa acontecer durante o período escolar. A enfermeira da instituição acompanha a administração de medicamentos de horário, arquiva a ficha médica com informações sobre as crianças e realiza monitoramento de sinais vitais quando necessário.

Acolhimento

Consiste em propostas diárias de vivências lúdicas que favorecem as interações pessoais, as múltiplas aprendizagens e o desenvolvimento de normas de convivência. Nesse espaço as crianças são recebidas na chegada ao colégio, iniciando as manhãs com um momento de oração, seguido de atividades de movimento e depois são encaminhadas para as atividades pedagógicas planejadas para o dia.

Educação Bilíngue

Com o Programa Bilíngue, é realizado um processo de imersão na aprendizagem da língua inglesa, falada com naturalidade em situações dinâmicas e interativas, onde se cria um ambiente lúdico que se relaciona com o contexto de vida das crianças e com as demais temáticas pedagógicas, facilitando a imersão delas na cultura inglesa. As aulas de inglês acontecem todos os dias com planejamento integrado, orientado pela abordagem CLIL, Content and Language Integrated Learning, em português, Aprendizagem Integrada de Conteúdo e Linguagem.

Recreação

Essa atividade é uma situação cotidiana do colégio e um direito da criança. Um momento cheio de alegria e expectativas, no qual a criança, por meio do convívio com os colegas, desenvolve a coordenação motora, a imaginação, a interação social, exercita a iniciativa e o ato de escolher.

Roda de Conversa

É um momento de exploração de um tema, com questionamentos para desafiar e incentivar as crianças a verbalizarem experiências, pensamentos, fantasias e lembranças. Uma oportunidade para desenvolver a curiosidade, a imaginação e a oralidade, bem como atitudes de respeito às diferentes opiniões e manutenção da atenção para ouvir o outro.

Incentivo à Leitura

Formar leitores é algo que requer condições interpretativas de construção de significados necessários para o acesso ao código linguístico e aos saberes organizados que fazem parte de uma cultura. Esses saberes exigem um processo cognitivo de elaboração de hipóteses, construção de novos conceitos e ressignificação de novas ideias, que ampliam os canais de comunicação entre o sujeito e o meio. No Colégio Diocesano Infantil a criança tem um papel ativo no seu processo de aprendizagem, sendo estimulada a refletir sobre o que lê e buscando sentido sobre o que pensa.

Educação Artística

O contato da criança com atividades artísticas move e envolve emoções, permitindo que a criança seja autora do próprio fazer; oportuniza o exercício da descoberta da imaginação, da criatividade e da sensibilidade. É uma experiência que potencializa a capacidade intelectual, além de ser um modo diferenciado de perceber e de ler o mundo. A arte faz parte da rotina diária de nossos pequenos inacianos, mediada pela equipe de cada turma, bem como por professora de educação artística.

Musicalização Infantil

No Colégio Diocesano, a música é vivenciada como atividade lúdica que desafia as crianças para o aprendizado. Favorece o desenvolvimento das habilidades inventivas, da expressividade, da percepção sonora, da socialização e do raciocínio lógico. De forma cooperativa, a criança executa música e, aos poucos, vai se tornando mais comunicativa e respeitosa quanto ao tempo e à vontade do outro.

Judô

É uma atividade esportiva que promove o desenvolvimento de todas as possibilidades psicomotoras: localização espacial, lateralidade, coordenação conjunta e independente do corpo, além de proporcionar o relacionamento interpessoal, a autoconfiança e o autocontrole.

Balé

Conduz a criança a movimentar-se de forma consciente, conhecendo seu corpo e seus limites, ao executar exercícios de flexibilidade e alinhamento, adquirindo equilíbrio, leveza e graciosidade. Nessa dança, a criança também aprende a socializar, respeitar as diferenças, ter disciplina e ser mais responsável na arte e na vida.

Setor de Psicologia Educacional

Tem como foco de trabalho a observação e a prevenção em relação a aspectos do desenvolvimento cognitivo e socioemocional dos estudantes e, quando necessário, o encaminhamento a profissionais especializados, possibilitando ajustes e mudanças no acompanhamento pedagógico e na rotina das crianças tendo como finalidade o pleno desenvolvimento da criança.

Laboratório Magis

Baseada na “inspiração inaciana”, busca despertar na criança o sentimento de responsabilidade, solidariedade, compaixão e gratidão. As crianças vivenciam experiências, aprendem a comunicar-se com Deus, exercitam a prática de oração e reconhecem a importância da espiritualidade, de forma lúdica e promovendo o respeito às diferenças.

Laboratório VIDAHS

Por meio de ações planejadas e sistemáticas, o VIDAHS tem como objetivo promover o desenvolvimento das Habilidades Socioemocionais das crianças do Infantil 1 aos adolescentes da 3ª série do Ensino Médio. O próprio nome do projeto evidencia o propósito: valorizar, integrar, desenvolver e aprender habilidades socioemocionais. O laboratório é desenvolvido de forma interdisciplinar ao relacionar o conteúdo das aulas às competências socioemocionais adotadas pela BNCC no ano de 2019.

Laboratório SEMPRE

As iniciais das palavras sensibilização, mobilização, protagonismo e empreendedorismo social formam o acrônimo SEMPRE, nome do projeto que é desenvolvido com estudantes do Infantil 1 à 3ª série do Ensino Médio, que fomenta atitudes de impacto efetivo na sociedade. Contempla um conjunto de competências e habilidades previstas na Base Nacional Curricular Comum (BNCC) e na Formação Integral Inaciana. Por meio do projeto, os estudantes são estimulados a tomar atitudes em busca da resolução de situações-problema da sociedade. Para desenvolver suas alternativas de intervenção, exploram habilidades e competências que integram aprendizagens das diferentes áreas de conhecimento, além de experiências que ultrapassam a sala de aula convencional. A culminância do Laboratório SEMPRE se dá na Feira de Conhecimento do Diocesano, a DIOFEIRAC.

QUERO ESTUDAR no Diocesano

A aprendizagem de cada estudante é pensada em oito dimensões: afetiva, espiritual, ética, estética, cognitiva, comunicativa, corporal e sociopolítica.

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nossos sites e fornecer funcionalidade de redes sociais. Se desejar, você pode desabilitá-los nas configurações de seu navegador. Conheça nossa Política de Privacidade.

Concordo