Nos anos iniciais do Ensino Fundamental, o Colégio São Francisco de Sales – Diocesano desenvolve seu projeto curricular pautado em experiências e vida compondo a ênfase integradora desse segmento de ensino. Nesse sentido, os estudantes desenvolvem as competências e habilidades estabelecidas em cada ano através de propostas educativas que contemplam as dimensões cognitiva, socioemocional e espiritual religiosa.

Nos diferentes laboratórios de aprendizagem – SEMPRE, MAGIS e VIDAHS –, nossos estudantes são estimulados a compreender os fenômenos a partir de experiências individuais e coletivas, através do contato com leituras de histórias orais e escritas, da lógica, do raciocínio diverso, presentes em diferentes contextos sociais, com a tecnologia e com toda a diversidade de recursos pedagógicos que possibilitam a construção do conhecimento.

Destaca-se ainda que nesse segmento da educação básica, os estudantes fundamentam seus valores e consolidam suas primeiras aprendizagens formais. Nesse processo são desafiados a operar, de forma reflexiva, coletiva, criativa e autônoma com problemas do contexto social em que estão inseridos, já iniciando um protagonismo baseado na articulação de suas vivências e saberes, na compreensão e na aplicação de conteúdos e informações e na busca ativa de soluções para situações-problema.
Nesse contexto, o Colégio Diocesano compreende que a garantia do direito ao pleno desenvolvimento da criança depende do respeito ao direito de ser criança. Dessa forma, respeitamos e consolidamos a aprendizagem integral de forma lúdica e prazerosa através de projetos e vivências.

Destaques do segmento

– Formação integrada: dimensões acadêmica, sociocultural e espiritual-religiosa;
– Vivências interdisciplinares;
– Espaços múltiplos de aprendizagem;
– Projetos educativos complementares.

QUERO ESTUDAR no Diocesano

A aprendizagem de cada estudante é pensada em oito dimensões: afetiva, espiritual, ética, estética, cognitiva, comunicativa, corporal e sociopolítica.