Nos anos finais do ensino fundamental, a práticas para o desenvolvimento das aprendizagens nos estudantes traz abordagens pela lógica de organização dos conhecimentos relacionados às distintas áreas do conhecimento. Com essa particularização, nesse segmento se enfatiza, nos vários componentes curriculares, a retomada e o aprofundamento das aprendizagens dos anos iniciais do ensino fundamental, visando a ampliação do repertório de habilidades e competências dos estudantes associadas às áreas de conhecimento, mas também associadas às dimensões socioemocional e espiritual-religiosa da formação integral dos educandos.

Nesse segmento, o Colégio Diocesano preserva o compromisso de estimular a reflexão e a análise aprofundada de processos formativos que contribuam para o desenvolvimento, no estudante, de uma atitude crítica em relação ao conteúdo e de sua aplicação na realidade, e de um protagonismo relacionado à busca de soluções para problemas que afetam a qualidade de vida das pessoas. Através dos laboratórios de aprendizagens: SEMPRE, VIDHAS E MAGIS, também enfatizamos novos modos de mediação da aprendizagem, transversalmente a interação e o compartilhamento de significados entre professores e estudantes e da utilização de processos, recursos e tecnologias em permanente atualização. Para tanto, desenvolve práticas pedagógicas nos diferentes espaços de aprendizagem, bem como vivências interdisciplinares.

Destaques do segmento

– Acompanhamento efetivo dos processos de ensino e resultados de aprendizagem, com suporte aos estudantes, famílias e professores;
– Aulas laboratoriais (nas áreas de linguagens, matemática e ciências da natureza);
– Desenvolvimento da liderança juvenil, promovendo o protagonismo do estudante como sujeito e proponente do seu processo de aprendizagem;
– Projetos pedagógicos transversais que proporcionam o desenvolvimento de habilidades nas dimensões cognitiva, socioemocional e espiritual-religiosa;
– Projetos pedagógicos complementares, com ênfases em atividades musicais e esportivas;
– Serviços de apoio pedagógico e monitoria no contraturno sem custo adicional para a família;
– Dias de Formação, que visam despertar uma atitude do serviço e amor ao próximo, inspirada nos valores cristãos, possibilitando um crescimento espiritual, afetivo e intelectual.
– Acompanhamento do desenvolvimento das aprendizagens dos estudantes através do Serviço de Psicologia Educacional;

QUERO ESTUDAR no Diocesano

A aprendizagem de cada estudante é pensada em oito dimensões: afetiva, espiritual, ética, estética, cognitiva, comunicativa, corporal e sociopolítica.

Concordo