04.04.24

Alunos do Colégio Diocesano participam de lançamento do Concurso de Redação e Arte da RJE

Alunos do Colégio Diocesano participam de lançamento do Concurso de Redação e Arte da RJE

Os alunos do Colégio São Francisco de Sales – Diocesano participaram nesta quinta-feira, 04 de abril, da live de lançamento do livro do 7º Concurso de Redação e Arte da Rede Jesuíta de Educação (RJE). O evento foi aberto e reuniu de modo online todas as unidades educativas que compõem a RJE. Estudantes e professores do 7º ao 9º ano do Ensino Fundamental das Unidades da RJE participaram do projeto, que teve como inspiração a Campanha da Fraternidade da CNBB de 2023, Fraternidade e Fome, sob o lema Dai-lhes vós mesmos de comer (Mt, 14.16). O livro reúne os trabalhos que tiveram as melhores avaliações dos mais de 4.500 estudantes e educadores que votaram nas produções, divididas nas categorias de desenho, produção literária e fotografia.

Na mesma ocasião, foi realizada a abertura oficial do 8º Concurso de Redação e Arte, que, no âmbito das comemorações dos 10 anos da Rede em 2024 e alinhado às discussões II Congresso da RJE, abordará o tema “Tradição em Inovar: Memória, Esperança e Experiência em um Colégio Jesuíta”.

O Concurso de Redação e Arte foi criado em 2016 e escolhe os melhores trabalhos criados pelos estudantes do 7º ao 9º ano para compor uma coletânea publicada pelas Edições Loyola sempre no ano seguinte à realização da competição. As duas primeiras edições estiveram centradas no 7º ano – que representava as produções artísticas – e 8º ano – com produções textuais – para, a partir de 2018, contemplar também as turmas do 9º – que concorrem com fotografias. A iniciativa foi um chamado para o trabalho em rede e para a valorização das habilidades e talentos dos nossos estudantes. Por meio de cada temática, o estudante é convidado à criticidade e à reflexão, colocando expressando artisticamente o seu ponto de vista frente às questões.

 

Confira a lista de estudantes premiados:

Categoria Produções Textuais

Isabela Moura Monteiro – “Atos fraternais podem mudar o mundo”

Getúlio de Sousa Rodrigues – “A importância da fraternidade no combate à fome”

Categoria Produções Fotográficas

Lara de Araújo Viana – “Ajude! Fome!”

Marco Antônio Sampaio Campos – “Alimentando mentes famintas, repartindo conhecimento e nutrindo a fraternidade”

Categoria Produções Artísticas

Isabel Pinheiro Borges – “Seja grato e ajude o próximo”

Marcus Vinitius Carvalho Ramos – “Fraternidade na pobreza”

Acesse a versão digital do livro Fraternidade e fome – RJE

Continue lendo

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nossos sites e fornecer funcionalidade de redes sociais. Se desejar, você pode desabilitá-los nas configurações de seu navegador. Conheça nossa Política de Privacidade.

Concordo