23.01.24

Colégio Diocesano promove 15ª edição da Jornada Pedagógica

Entre os dias 15 e 20 de janeiro, o Colégio Diocesano promoveu a 15ª edição da Jornada Pedagógica, encontro que reuniu professores, coordenadores, auxiliares e psicólogos para discutir os caminhos para a formação dos(as) estudantes inacianos. Com o tema “Peregrinando com Inácio: fonte de inspiração para nosso fazer pedagógico” como guia para as discussões, as equipes do Colégio São Francisco de Sales e Diocesano Infantil foram convidadas a repensar suas práticas pedagógicas e planejar as atividades letivas para o ano de 2024.

De acordo com a professora Luiza Ferreira, Diretora Acadêmica do Diocesano, a Jornada representa um momento de parada para reflexão, uma oportunidade para repensar o que vem sendo feito, rever as práticas e planejar o ano. Participaram da programação desta edição profissionais que atuam no Diocesano e também convidados externos que discutiram temas como formação de estudantes, cultura do cuidado, o papel do educador inaciano e o uso pedagógico de dados avaliativos. “Este é um momento de formação continuada, porque todos nós devemos estar estudando de modo recorrente, ainda mais nós educadores que precisamos acompanhar as mudanças que estão ocorrendo no mundo, na educação especialmente. A gente precisa estar sempre antenado com os últimos acontecimentos, os últimos estudos, as últimas pesquisas. O que eles nos dizem? O que nos trazem de melhoria para otimizar [nossas práticas], para a recomposição da aprendizagem, para pontencializar a aprendizagem?”, comentou a professora Luiza.

Dois momentos tiveram destaque na programação: a apresentação do Projeto Curricular Inaciano “O Peregrino” e a discussão sobre práticas bilíngues. O primeiro momento foi conduzido pelo Diretor Geral, professor Julival Alves, que apresentou a nova matriz curricular o Diocesano, cujo projeto foi concebido tendo como inspiração a vida de Santo Inácio de Loyola, fundador da Companhia de Jesus. O projeto propõe uma inovação pedagógica e foi idealizado pelo professor. “O Projeto Curricular ‘O Peregrino’ é uma proposta de formação integral inspirada e concebida à luz da trajetória de vida de Inácio de Loyola que será desenvolvida no decurso das diferentes etapas da educação básica, visando a formação de pessoas conscientes, competentes, compassivas e comprometidas”, explicou o Diretor.

O último dia de atividades da Jornada foi inteiramente dedicado ao debate sobre práticas bi e multilíngues. A sessão dialógica “O Bilinguismo no contexto escolar: possibilidades e evidências”, foi ministrada pelas professoras Dra. Êrica Ehlers Iracet e Ma. Adriane Ossani, da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS/RS). As educadoras integram o programa U-Education que é o Programa de Desenvolvimento de Currículo Bilíngue Integrado para Educação Básica da Unisinos, que consiste na assessoria a escolas da Rede Jesuíta de Educação Básica (RJE) com foco na construção e implementação de currículos bilíngues. Além da sessão dialógica, os educadores do Colégio Diocesano e Diocesano Infantil participaram de uma oficina proposta pelas profissionais da Unisinos, através da qual pensaram propostas metodológicas para o fortalecimento das práticas bi e multilíngues no cotidiano dos(as) estudantes do Diocesano e do Diocesano Infantil.

A diretora Luiza Ferreira ressaltou às famílias e os(as) estudantes inacianos o objetivo do Diocesano para este e os próximos anos: “É preciso deixar claro para nossos estudantes e as famílias a nossa vontade de acertar, nossa disposição em fazer um trabalho de excelência, em oferecer uma educação de qualidade”. A professora pontuou ainda: “O que a gente busca é despertar nossos estudantes [para] que cada um deles encontre um propósito definido na sua vida e vá em busca disso, que caminhe conosco. E nós estamos imbuídos [da tarefa] de conduzir, de estar junto com nossos estudantes para que eles alcancem os objetivos de vida que eles traçaram junto com suas famílias”, finalizou.