17.04.24

Inscrições abertas para a Seleção Interna da Conferência Provocações Estudantis

Entre os dias 06 e 09 de agosto acontecerá o II Congresso da Rede Jesuíta de Educação que este ano terá como tema “Tradição em Inovar”. O evento será realizado no Rio de Janeiro, com a programação desenvolvida pela PUC-Rio e pelo Colégio Santo Inácio. Com o objetivo de ser uma experiência de aprofundamento na tradição educativa jesuítica, e reflexão sobre o caminho trilhado pela Rede e por suas unidades nos últimos 10 anos, o congresso será uma oportunidade para inspirar novos rumos de inovação pedagógica.

Pela primeira vez a programação prevê um espaço de protagonismo para os estudantes das unidades que compõem a RJE. Através da Conferência Provocações Etudantis, alunos e alunas do Ensino Médio de 14 instituições terão a oportunidade de expor suas ideias sobre o tema do evento por meio de apresentações no modelo Ted Talks. De acordo com a organização do Congresso, o objetivo das conferências estudantis é “consolidar aprendizagens, valorizar saberes e oferecer um espaço de protagonismo aos estudantes, para que possam difundir e compartilhar conhecimento e experiências pessoais, que visam a motivar, transformar, provocar e incentivar outras pessoas, considerando o tema do Congresso ‘Tradição em Inovar'”.

Serão selecionados representantes de cada uma das unidades educativas e, o Colégio Diocesano elegerá seu/sua estudante por meio de uma seleção interna.

Quem pode se inscrever: estudantes matriculados no Ensino Médio do Colégio Diocesano, com indicação de um professor-mentor. Cada professor(a) poderá orientar apenas um estudante.

Formato da apresentação: apresentações individuais de 8 minutos (a precisão com tempo é parte do desafio). É permitido o uso de slides, no entanto o(a) estudante deverá decorar toda a sua fala e não poderá utilizar materiais de apoio durante a apresentação.

Critérios de avaliação das apresentações: Adaptação ao tema do evento; articulação com o professor-mentor. Durante a apresentação, serão avaliados além da adaptação ao tema central do evento, a conexão pessoal do estudante com o tema, o impacto, a clareza e eficácia da comunicação, originalidade e criatividade.

Questões motivadoras para elaboração da apresentação

• Quem é o jovem que hoje está no Ensino Médio dos Colégios Jesuítas? O que os preocupa e sensibiliza?
  • Como a educação jesuíta contribui e pode contribuir para transformar o mundo construindo futuros pacíficos, justos e sustentáveis?
  • Quais as razões para inovar? O que inovar?
  • Onde inovar? Quando inovar?
  • Como os estudantes têm participado das inovações que são propostas em nossos colégios?

As apresentações da seleção acontecerão no Auditório Pe. Antônio Vieira, nos dias 24 e 25 de abril, no turno da tarde. O estudante selecionado e seu professor-mentor integrarão a comitiva do Colégio Diocesano que participará do Congresso da RJE no Rio de Janeiro.

Período de inscrição: 17 a 19 de abril. INSCREVA-SE AQUI.