Livro Sabedoria das Idades é lançado no Colégio Diocesano

22/10/2018 20:50:00 - Por Lisiane Mossmann



A Companhia de Jesus no Brasil lança o livro Sabedoria das Idades – Papa Francisco e Amigos nesta terça-feira, 23, no Colégio Diocesano, da Rede Jesuíta de Educação, em Teresina (PI). O evento faz parte de uma ação mundial que será iniciada pelo próprio Papa Francisco durante a XV Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, realizada entre 3 e 28 de outubro, no Vaticano.

O evento em Teresina, que abrirá o circuito de lançamentos por todo o Brasil, é dividido em momentos de celebração e cultural com o Núcleo de Promoção da Terceira Idade do Centro Social Padre Arrupe, para grupos de idosos na Capital piauiense. E, à noite, acontecerá uma Roda de Conversa, com a presença do Dom Mauro Morelli, que assina o prefácio do livro, destinada a profissionais, acadêmicos e demais interessados.

Entre os convidados para compor a mesa desse momento de reflexão estão: o diretor-presidente da Rede Jesuíta de Educação, Ir. Raimundo Barros; a docente da Universidade Federal do Piauí e pesquisadora em Políticas Públicas, Envelhecimento e Família, professora Dra. Solange Maria Teixeira; a representante do Conselho Municipal dos Direitos dos Idosos, Maria do Socorro Rodrigues da Silva; e a integrante do Núcleo da Promoção da Terceira Idade, Hosana Marques de Araújo Ferreira.

O livro

O livro Sabedoria das Idades – Papa Francisco e Amigos nasceu de uma inspiração do Pontífice, que viu a necessidade de esclarecer o papel vital dos avós e de outros idosos em nossa sociedade. Para Francisco, o diálogo entre as gerações é crucial para edificarmos um mundo diferente com mais amor e justiça. Esta intenção já estava presente em Querido Papa Francisco, (Loyola, 2016) cuja publicação alertava para a importância de estarmos atentos às perguntas das crianças. Agora com o livro Sabedoria das Idades – Papa Francisco e Amigos deseja fortalecer a comunicação entre as gerações.

O Papa ressalta que: “Sem o testemunho da vida dos mais idosos, os planos dos jovens não têm raízes e nem sabedoria. Hoje, mais do que nunca, o futuro gera ansiedade, insegurança, desconfiança e medo. Só o testemunho dos mais velhos ajuda os jovens a olhar acima do horizonte para ver as estrelas. Aprender que valeu a pena lutar por alguma coisa ajuda os jovens a encarar o futuro com esperança…”

A obra foi organizada pela Loyola Press e teve a participação de dez editoras jesuítas no mundo e uma importante parceria com a Unbound (unbound.org), organização sem fins lucrativos que cuida de mais de 300 mil idosos e crianças em 18 países do mundo.

Sabedoria das Idades traz histórias de idosos de mais de 30 países. São 96 relatos de vidas. Em 31 histórias, o Papa Francisco respondeu com sensibilidade e graça apontando às experiências e sabedorias que elas suscitam. Ainda temos a participação das vozes dos jovens que relataram “o que aprendi com um idoso”.

A edição brasileira possui um caderno especial que reúne todos os diálogos que foram realizados para a participação na publicação mundial. Portanto, além das experiências comentadas pelo Papa Francisco, teremos no Brasil, a possibilidade desta partilha para que muitos possam saborear a mescla do divino e do humano contida em cada história.

Deixe um comentário

0 Comentário