Educação infantil
Brincar, criar e aprender.
Ofertado para as crianças do Infantil 1 ao 1º ano EF, o Tempo Integral oferece a oportunidade de ampliação das oportunidades educativas e formação de novas habilidades, a partir da expansão do período de permanência diária e das atividades promovidas no colégio.
No contraturno, nossos pequenos inacianos terão a possibilidade de fazer uma experiência de aprendizagem integral, sendo possível optar por diferentes modalidades:
Enquanto pela manhã as crianças vivenciam as propostas diárias do turno regular, as tardes são voltadas para vivências diferenciadas, com o objetivo de dar continuidade ao desenvolvimento das habilidades e competências planejadas por faixa etária. Dessa forma, torna-se mais propício o desenvolvimento da criança integralmente.
As atividades têm início às 11h30, ao final da manhã, quando as crianças são levadas para um espaço especial com jogos, historinhas e brincadeiras dirigidas – planejadas ao longo da semana – enquanto aguardam a hora do banho.
Após todos estarem refrescados, são direcionados para o refeitório, local onde a equipe pedagógica apoiará o momento da alimentação das crianças. Após se alimentarem, as crianças dispõem um momento para descansarem das atividades proporcionadas durante o turno regular, com o objetivo principal de relaxar o corpo e renovar o ânimo e alegria.
Entre a hora de descanso e a volta às atividades, as crianças participam do despertar lúdico no Salão de Acolhimento. Em seguida, são divididos os grupos para a volta às vivências.
Nesse momento, são desenvolvidas oficinas de estimulação cognitiva de acordo com o que foi vivenciado pela manhã e realização das atividades de registro encaminhadas pelas professoras para cumprimento no contraturno. Tudo sempre desenvolvido de forma lúdica e atrativa. Já os menores participam de atividades diferenciadas como motricidade e Oficina Maker e Sensorial.
As crianças ainda participam de um lanche coletivo seguido de brincadeiras livres no parquinho ou com brinquedos (sempre monitoradas de perto pelas professoras). Após este momento, a depender do dia da semana, as crianças têm na agenda: Oficina Maker e Sensorial, Oficina de Movimento, Modalidade Esportiva (balé / judô), Aulas de musicalização ou Introdução ao instrumento musical Ukulele, por exemplo.
Por fim, as crianças são entregues aos pais às 17h30min, concluindo um dia cheio de atividades pedagógicas, culturais, artísticas, esportivas e espirituais.
A aprendizagem de cada estudante é pensada em oito dimensões: afetiva, espiritual, ética, estética, cognitiva, comunicativa, corporal e sociopolítica.