13.08.19

Votação do 4º Concurso de Redação e Arte está aberta no Moodle!

Até o dia 6 de setembro é possível escolher os melhores trabalhos de cada categoria de cada escola.

A escolha dos melhores trabalhos do 4º Concurso de Redação e Arte da Rede Jesuíta de Educação (RJE) pode ser feita via Plataforma Moodle até o dia 6 de setembro. “Cidadania Global: Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU)” é o tema desta edição. Os estudantes do 7º ao 9º ano do Ensino Fundamental do Colégio Diocesano concorrem com produções artísticas, fotográficas e textuais. Estudantes e profissionais de todas as unidades da RJE podem participar da escolha. O resultado será divulgado até o dia 13 de setembro.
Essa edição traz como novidade a exposição das peças mais votadas de cada colégio durante o 1º Congresso da RJE, que ocorrerá entre os dias 2 a 5 de outubro de 2019, no Colégio São Luís, em São Paulo. Como nos anos anteriores, os dois trabalhos mais votados de cada colégio em cada categoria também comporão um livro, que será lançado em 2020. Todo lucro obtido com a venda da obra será destinado ao Serviço Jesuíta para Migrantes e Refugiados.
“Nossas atividades são todas transversais, então a medida que os temas são trabalhados em sala de aula, os estudantes desenvolvem a concepção das produções”, explica a coordenadora pedagógica do 7º ao 9º ano (EF), professora Lílian Fabiana. Os estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental participam com peças artísticas. Já alunos do 8º ano do Ensino Fundamental concorrem com textos e os do 9º ano do Ensino Fundamental produzem fotografias.
Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU também foram debatidos na primeira edição da DIONU, a Simulação Interna do Colégio Diocesano nos Moldes do Modelo Acadêmico de Simulação das Nações Unidas. “É um assunto que está dentro do nosso contexto mundial e eles precisam refletir sobre isso”, ressalta a coordenadora pedagógica. De acordo com ela, as produções artísticas e textuais são formas para que os educadores percebam como os estudantes estão construindo conhecimento sobre o que é abordado em sala de aula.
A proposta do concurso é estimular a produção literária e artística e promover intercâmbio de ideias entre os estudantes das escolas jesuítas do Brasil. Com isso, busca-se o fortalecimento da RJE. Além disso, a ideia é aprofundar o debate sobre a Cidadania Global, em especial, sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.