29.04.24

Resultado da Seleção Interna para a Conferência Provocações Estudantis

O Colégio Diocesano realizou nos dias 25 e 26 de abril a seletiva interna para a Conferência Provocações Estudantis, evento que integrará a programação do II Congresso da Rede Jesuíta de Educação. Os estudantes foram provocados a refletir sobre o tema do congresso da RJE “Tradição em Inovar”, discorrendo sobre algumas questões norteadoras:

• Quem é o jovem que hoje está no Ensino Médio dos Colégios Jesuítas? O que os preocupa e sensibiliza?
  • Como a educação jesuíta contribui e pode contribuir para transformar o mundo construindo futuros pacíficos, justos e sustentáveis?
  • Quais as razões para inovar? O que inovar?
  • Onde inovar? Quando inovar?
  • Como os estudantes têm participado das inovações que são propostas em nossos colégios?

As apresentações aconteceram no Auditório Pe. Antônio Vieira e tiveram duração de 8 minutos cada. Após as apresentações, uma comissão avaliou os estudantes de acordo com os seguintes critérios: adaptação ao tema central do evento, a conexão pessoal do estudante com o tema, o impacto, a clareza e eficácia da comunicação, originalidade e criatividade. Após as deliberações a estudante Maria Clara Feitosa Soares (3ª série B) foi selecionada para representar o Diocesano na Conferência; Maria Clara será acompanhada pela professora Maria de Jesus Medeiros Torres, que será sua mentora, auxiliando na preparação da apresentação e ensaios para o evento.

Saiba mais sobre o II Congresso da RJE

Entre os dias 06 e 09 de agosto acontecerá o II Congresso da Rede Jesuíta de Educação que este ano terá como tema “Tradição em Inovar”. O evento será realizado no Rio de Janeiro, com a programação desenvolvida pela PUC-Rio e pelo Colégio Santo Inácio. Com o objetivo de ser uma experiência de aprofundamento na tradição educativa jesuítica, e reflexão sobre o caminho trilhado pela Rede e por suas unidades nos últimos 10 anos, o congresso será uma oportunidade para inspirar novos rumos de inovação pedagógica.

Pela primeira vez a programação prevê um espaço de protagonismo para os estudantes das unidades que compõem a RJE. Através da Conferência Provocações Etudantis, alunos e alunas do Ensino Médio de 14 instituições terão a oportunidade de expor suas ideias sobre o tema do evento por meio de apresentações no modelo Ted Talks. De acordo com a organização do Congresso, o objetivo das conferências estudantis é “consolidar aprendizagens, valorizar saberes e oferecer um espaço de protagonismo aos estudantes, para que possam difundir e compartilhar conhecimento e experiências pessoais, que visam a motivar, transformar, provocar e incentivar outras pessoas, considerando o tema do Congresso ‘Tradição em Inovar'”.