22.09.22

Seis alunos do Colégio Diocesano ficam entre os mais votados em concurso da Rede Jesuíta de Educação

Em 2021 foi realizada a 5ª edição do Concurso de Redação e Arte da Rede Jesuíta de Educação (RJE). Alunos do 7º ao 9º ano do Ensino Fundamental foram convidados a produzir textos, fotografias e desenhos baseados no tema “Ver Novas todas as coisas em Cristo”. As produções foram votadas por mais de 3.000 alunos e colaboradores das unidades da RJE por todo o Brasil, e os mais votados, entre eles seis alunos do Colégio Diocesano São Francisco de Sales, foram selecionados para compor o livro-coletânea do concurso.

Para a professora de redação Luciana Barros, a premiação destes alunos culmina com uma série de habilidades desenvolvidas durante o processo de produção de cada obra.

“Primeiro, a habilidade do olhar crítico, pois quando eles fazem os desenhos e as fotografias estão interpretando o mundo, que muitas vezes esse mundo é só imagético, e eles conseguem fazer um olhar mais direcionado. Quando eles vão para a escrita dos textos, a própria habilidade da escrita de elaboração de texto, de elaboração de ideias, de organização de pensamento, são todas habilidades que o concurso ajuda a desenvolver nos alunos”, explica ela.

Estudantes posam para foto com seus pais e corpo docente do Diocesano

O tema escolhido é uma referência à conversão de Santo Inácio de Loyola, que mudou de vida após ser ferido por uma bala de canhão na Batalha de Pamplona; e também ao Ano Inaciano, ocorrido entre 20 de maio de 2021 e 31 de julho de 2022 em celebração aos 500 anos desta conversão. A opção por este tema representa a esperança em Cristo através do exemplo de Santo Inácio e de sua transformação.

“A escolha do tema é sempre muito feliz, e traz reflexão para eles. É algo muito importante no modelo de educação que a gente exerce na rede”, afirma a professora de redação Luciana Barros. Para ela, esta edição fica marcada como uma retomada após o período mais crítico da pandemia de covid-19. “A participação dos nossos alunos foi desafiadora, porque eles estavam voltando de um período de modelo remoto de aulas, mas eles aderiram bem. Todos foram muito estimulados pelos professores, que fomentaram essa escrita de uma forma que soasse leve para eles, que fluísse, tanto na escrita como na sensibilidade para as fotografias e os desenhos”, completa a professora.

Anne Mavie, aluna do 9º ano, foi uma das premiadas do CSFS, pelo seu texto intitulado “Mudança de Crenças”. Ela conta que participar do concurso “foi uma experiência diferente, algo novo. Você sente que fez algo importante, algo que alguém realmente vai ler. Então eu me senti honrada e feliz”.

Confira abaixo a lista de premiados do CSFS:

Anne Mavie Moura de Holanda, autora do texto “Mudança de crenças”
Ana Beatriz do Nascimento Veras, autora do texto “Mudança de vida”
Maria Clara Rodrigues de Oliveira, autora da foto “Renascer em Cristo”
Vitor Henrique Jesus de Moura Chaves, autor da foto “Presente de Deus iluminando a vida”
Elena Maria Rego Saldanha, autora da produção artística “Pôr do Sol, Arco-Íris”
Lara Cristina Félix Bandeira, autora da produção artística “Força”