18.04.19

O Sigilo do Evento Pascal

“Secreta Ressurreição”; noite, solidão, ausência, ninguém, nenhuma testemunha: é PÁSCOA!

“Secreta Ressurreição”; noite, solidão, ausência, ninguém, nenhuma testemunha: éPÁSCOA!Nenhum traço a não ser umapedra removida, uma cova vazia;Nenhum sinal, a não ser osilêncio, o silêncio eloquente dos grandes inícios,luz virginal de uma aurora sempre nova: émadrugada pascal!“Sigilosa Ressurreição”, transparente como fonte cristalina; transbordante gratuidade-graciosidade;“discreta cáritas”do Amor que se aproxima sem jamais possuir;logo, porém, que se deixa sentir à brasa que acende o coração, derruba as dúvidas,suscita esperança e aura de liberdade.Luminosa e máximapobreza: nada para ver, tudo para crer.O Ressuscitado, aliás, não tem nada para mostrar senão suas chagas cicatrizadascomo manifestação da glória de Deus.Asapariçõesde Jesus são tão discretas, destituídas de triunfo, imunes de revanche sobre a Cruzque ninguém o reconhece.“Misteriosa Ressurreição”que apenas se deixa decifrar no íntimo de uma experiência de despojamento,onde há lugar para uma nova visão dos acontecimentos e de sua interpretação.“Secreta Ressurreição”porque ela não se impõe a partir do exterior, como um acontecimentoque todos podem constatar. Ela é uma fonte de vida que nos atinge nointerior.RESSURREIÇÃO: o amanhecer de uma nova humanidade“Maria Madalena foi ao túmulo de Jesus, bem de madrugada, quando ainda estava escuro…”“Faz escuro, mas eu canto”(Thiago de Mello)Ainda não é dia, masamanheceum novo tempo; ressoam como ditas para nós as palavras do profeta Isaías:“Algo novo está nascendo; não o vês?”(43,19). É tempo de esperança e de saída de nossos esconderijos. Páscoa émovimento:é ainda de madrugada mas podemos sentir o movimento das pessoas no evangelho de hoje: Maria Madalena corre, Pedro também, João se adianta… até a pedra do sepulcro se move. Não é pressa, nem ansiedade, tão próprios de nosso tempo. É outra coisa, algo que impulsiona a partir de dentro. Évidaque quer tocar tudo e oferecer uma mudança, uma possibilidade nova; é vida que se abre para a luz, como no início da Criação. É a vida do Vivente que abre caminho.“A pedra da entrada do túmulo é removida”eamanheceuma nova consciência planetária, uma nova espiritualidade, uma nova maneira de viver o mistério de Deus, uma concepção novidosa do ser humano, uma nova mentalidade, uma nova maneira de ser Igreja…Amanheceum novo mundo, heterogêneo, descentralizado; um novo humanismo, um novo movimento cultural. Brota um novo despertar a partir de uma maior lucidez e consciência dos problemas mundiais e uma escuta afinada diante do clamor unânime de que outro mundo é possível.Pe. Adroaldo Palaoro, SJ.Orientador dos Exercícios Espirituais.