29.09.16

Memória do Colégio Diocesano e da Companhia de Jesus será apresentada na exposição ‘Imaginário Afetivo’

O túnel subterrâneo que liga o prédio do Colégio Diocesano ao ginásio da escola ganhará vida, cor e poesia. No dia 04 de outubro, às 19h, acontecerá a inauguração da exposição Imaginário Afetivo, que tem caráter de longa duração e busca proporcionar a quem passa no local um diálogo entre passado e presente. Ao longo das paredes do túnel, serão expostos painéis com imagens que mostram a memória do colégio e da Companhia de Jesus, dispostos de maneira não-cronológica. Sendo feita uma conexão com a atualidade por meio de fotografias de momentos recentes. De um lado, estará a história do Diocesano e de outro, a dos jesuítas. A inauguração faz parte das comemorações pelos 110 anos do Diocesano.As imagens serão acompanhadas de legendas poéticas que buscam despertar sensações e sentimentos por meio de autointerpretação. O material exposto permite perceber o compromisso da Companhia de Jesus com a educação, além do pioneirismo do Diocesano. “A exposição vai mostrar que o passado não é morto, estático, preto e branco; ele é colorido, vivo. E também que o Diocesano sempre esteve na vanguarda”, conta uma das curadoras da mostra, professora Patrícia Prado. “Na década de 1960 o colégio já trabalhava com o teatro e já explorava física e robótica”, revela.Além de Patrícia, os professores Anderson Miura e Moisés Rego são os curadores da exposição. Os docentes Vitor Marcelo, Daniely Monteiro e Wagner Campos também colaboram na produção, além de outras pessoas que têm auxiliado indiretamente na montagem de Imaginário Afetivo. A ideia de revitalizar o espaço surgiu em 2014, durante as comemorações do bicentenário da restauração da Companhia de Jesus. Em 2015, foi definido que a intervenção seria aberta ao público no ano seguinte, em função dos 110 anos do Diocesano. “Não foi uma concepção fácil, porque o ambiente não permite mexer muito, não pode quebrar, furar, nem usar certos materiais”, esclarece Patrícia.Restauração da Companhia de Jesus Fundada oficialmente em 1540, a Companhia de Jesus passou por um período de supressão em todo mundo, por determinação do papa Clemente XIV, no ano de 1773. Apenas na Rússia e Prússia o decreto foi ignorado, pois a autoridade papal não era reconhecida. A Ordem foi perseguida por dinastias francesas, espanholas e portuguesas, que buscavam diminuir a influência dos religiosos e, especialmente, dos jesuítas.Em 1814, o papa Pio VII restaurou canonicamente a Companhia, que manteve viva suas tradições e a espiritualidade inaciana nos países não-católicos. No ano de 2014, os jesuítas comemoraram o bicentenário de restauração da ordem religiosa, com celebrações em todo o mundo. No Colégio Diocesano, foi realizado um concurso cultural com os alunos, exposições e um simpósio de dois dias que debateu sobre a história e missão dos jesuítas. Logo após, tiveram início as pesquisas para realizar a intervenção no túnel.110 anos do Colégio Diocesano Em 2016 o Colégio Diocesano completa 110 anos de existência. A escola é administrada pela Companhia de Jesus desde 1960 e se consolidou como referência em educação na cidade de Teresina. A instituição é alicerçada na Pedagogia Inaciana, que visa a formação integral do aluno. Vários eventos estão sendo realizados em alusão à data, entre eles a inauguração da exposição Imaginário Afetivo.