24.04.19

Feira Literária homenageia Pedro Bandeira em sua 16ª edição

O objetivo é contribuir para formação integral dos estudantes por meio de reflexões sobre as obras literárias dos autores homenageados a cada ano.

A 16ª Feira Literária do Colégio Diocesano – “Ler para Pensar e Construir” – homenageia o escritor brasileiro Pedro Bandeira, autor de obras infantojuvenis como “O dinossauro que fazia au-au” e a premiada “A droga da obediência”. O evento começa nesta quinta-feira, 25, e segue atésábado, 27, com os estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio.A Feira Literária tem como objetivo contribuir para formação integral dos alunos a partir de reflexões sobre as obras literárias dos autores que são escolhidos a cada ano. Além disso, busca auxiliar no desenvolvimento da oratória, estimulação da memória e da curiosidade, além de sensibilizar os estudantes quanto a valorização e a importância da literatura brasileira.Durante os três dias de evento, pais, responsáveis e colaboradores têm a oportunidade de prestigiar apresentações teatrais, musicais, declamações de poemas e sarais apresentados pelos estudantes. Também estão sendo promovidas palestras, oficinas, bate-papos com autores de obras infantis e juvenis; além de venda e troca de livros, estimulando os alunos a criarem o hábito de lerem por diversão.Segundo a coordenadora pedagógica do segmento de 2º e 3º anos do Ensino Fundamental, Rosimar Feitosa, a Feira Literária tem ganhado proporções bem ampliadas nos últimos anos. “Ela é de grande importância no desenvolvimento da competência leitora:estimula a paixão pelos livros e a curiosidade sobre os autores que os alunos estudam durante o ano letivo”, afirma.Tambémestá sendo promovido o lançamento oficial da nova plataforma literária do Colégio Diocesano: um ambiente virtual, no Portal Moodle, com links de outros acervos, eventos de leitura que estão acontecendo, lista de todos os paradidáticos que estão sendo adotados durante o ano letivo e sugestões de obras. “A plataforma favorece as relações entre professores e alunos em relação a leitura. Mas não só uma leitura voltada à sala de aula, mas sim de entretenimento”, ressalta a coordenadora.Conheça um pouco sobre o autor homenageado na Feira Literária deste ano!Nascido em 9 de março de 1942, na cidade de Santos (SP), Pedro Bandeira de Luna Filho obteve grande sucesso já com a publicação de seu primeiro livro, a publicação infantil “O dinossauro que fazia au-au”. Mas foi com a obra “A droga da obediência”, direcionada para o público adolescente, que foi reconhecido nacionalmente: foram vendidos mais de um milhão e meio de exemplares.Escritor de livros infantojuvenis, suas obras apresentam uma maneira singela e humorística para tratar de problemas sociais e políticos e, de certa forma, protestarem contra as injustiças sociais resultantes do sistema político, além de apresentarem ainda uma posição bastante atualizada.Veja a programação aqui.