23.10.25

Estudantes do Diocesano participam da 8ª edição do Encontro de Formação Integral da Rede Jesuíta de Educação

Estudantes do Diocesano participam da 8ª edição do Encontro de Formação Integral da Rede Jesuíta de Educação

Após nove dias de convivência, partilhas e reflexões, chegou ao fim a 8ª edição do Encontro de Formação Integral (EFI) da Rede Jesuíta de Educação (RJE), realizada entre os dias 6 e 15 de outubro, na Casa da Juventude Joanin Rosseti, em Vila Oliva (RS).

A experiência reuniu 73 estudantes do Ensino Médio, de 14 unidades da Rede, acompanhados por nove ex-alunos monitores e 19 educadores. Representando o Colégio Diocesano, participaram os estudantes Max Benedito e Isabelle Maria (1ª série) e Sophia Nery e João Marcos Rios (2ª série), além da psicóloga escolar Lorenna Musise.

Em um ambiente de escuta, partilha e amizade, os jovens foram convidados a olhar para dentro, reconhecer seus dons e discernir caminhos para a construção de um projeto de vida com sentido e serviço. “Pensar e projetar esse espaço de formação integral envolvendo um conjunto de estudantes da nossa Rede significa vivenciar o projeto da Rede Jesuíta de Educação naquilo que compreende uma formação para toda a vida. Por meio da experiência de Inácio e da nossa Pedagogia Inaciana, acompanhamos ao longo desses dias jovens em seus projetos de vida, de forma que façam escolhas que estejam a serviço da missão. Que as lideranças que forem sendo formadas ao longo desses anos sejam realmente transformadoras”, destacou o diretor da RJE, professor Fernando Guidini.

O estudante João Marcos Rios, da 2ª série, relatou que o EFI foi uma experiência única e transformadora. “Para mim, o EFI foi muito especial! Lá pude conhecer pessoas incríveis, com quem construí amizades que pretendo levar para a vida toda. Além disso, tive uma conexão com Deus que acho que não vou encontrar em nenhum outro lugar”, compartilhou.

Para Lorenna Musise, do setor de Psicologia do Colégio Diocesano, o EFI é uma vivência transformadora para todos os participantes. “Essa foi minha sexta participação, e sempre me impressiono com a potência desse Encontro. Nele é possível visualizar o tripé da formação integral acontecendo — em poucos dias, os estudantes ampliam suas capacidades cognitivas, socioemocionais e espirituais”, afirmou a psicóloga.

Inspirado no curso colombiano Taller Arrupe, promovido pela Federação Latino-Americana dos Colégios da Companhia de Jesus (FLACSI), o EFI é fundamentado na Espiritualidade e Pedagogia Inaciana, com foco no autoconhecimento, discernimento, liderança, espiritualidade, colaboração e compromisso com o outro.

Durante o Encontro, os jovens participam de exposições, dinâmicas e momentos de reflexão, à luz dos Exercícios Espirituais e da vida de Santo Inácio de Loyola, em uma linguagem especialmente adaptada aos adolescentes entre 14 e 17 anos. Os temas trabalhados incluem autoconhecimento, liderança, oratória, sustentabilidade, comunicação, condições de trabalho no Brasil, além de experiências de voluntariado e imersão sociocultural.

Continue lendo

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nossos sites e fornecer funcionalidade de redes sociais. Se desejar, você pode desabilitá-los nas configurações de seu navegador. Conheça nossa Política de Privacidade.

Concordo