01.11.21

Equipe pedagógica apresenta Novo Ensino Médio para alunos do 9º ano

A partir de 2022 será iniciada no país inteiro a implantação do Novo Ensino Médio, estabelecido pelo governo federal, incluindo no currículo Itinerários Formativos desenvolvidos por cada escola, para que os alunos possam se aprofundar nas áreas do conhecimento com as quais têm mais afinidades. Para explicar aos estudantes como funcionará o novo modelo no Colégio Diocesano São Francisco de Sales, a equipe pedagógica apresentou os principais conceitos sobre o tema para os alunos do 9º do Ensino Fundamental, que irão fazer a transição para o Ensino Médio.

O Novo Ensino Médio inclui uma Formação Geral Básica comum de 1800 horas/aula, que deve ser seguida por todas as escolas, além de orientações para o projeto de vida dos alunos. As instituições de ensino também criarão Itinerários Formativos de acordo com diferentes áreas do conhecimento (Linguagens e suas tecnologias; Matemática e suas tecnologias; Ciências Humanas e Sociais aplicadas; Ciências da Natureza e suas tecnologias). Assim, os estudantes poderão se aprofundar nas áreas com as quais mais se identificam.

Nas últimas semanas, a equipe pedagógica do CSFS tem conversado com alunos do 9º ano, que serão os primeiros a migrar para o novo modelo, explicando os principais conceitos e tirando dúvidas sobre o tema. “É importante fazer esse momento para que eles compreendam qual é a proposta desse Novo Ensino Médio e se percebam como protagonistas nas escolhas que eles terão que fazer. Como é uma experiência nova, há a necessidade de que eles compreendam conceitualmente e como isso vai se operacionalizar na prática”, explica a professora Margareth Santos, diretora acadêmica.

Para o aluno César Tavares, é preciso conversar para tirar as dúvidas que já surgem entre os estudantes. “Eu achei bem legal esse encontro, estou animado para descobrir como vai ser e espero que seja uma mudança positiva”, conta ele.

O que muda no Diocesano com o novo Ensino Médio?

A lei 13.415/2017, que instituiu o Novo Ensino Médio, define alguns critérios a serem seguidos por todas as escolas, mas também dá autonomia para o projeto pedagógico de cada instituição, quanto às formas de organização e operacionalização do currículo.

No Diocesano, quase metade da Formação Geral Básica de 1800 h/a será contemplada já na primeira série do Ensino Médio, dando mais espaço para os Itinerários Formativos nas séries finais e aumentando a autonomia dos estudantes nos anos anteriores ao ingresso na universidade. Serão ofertados quatro Itinerários Formativos, e os estudantes deverão escolher um arranjo de dois desses itinerários no ato da matrícula em cada ano. O Ensino Médio do Diocesano contará com mais de 4.000 h/a, superando em mais de mil horas o exigido por lei para 2022.

Núcleo Integrador e Projeto de Vida

Dois importantes diferenciais do novo Ensino Médio no Diocesano, a partir dos Itinerários Formativos, são o Núcleo Integrador e a abordagem do Projeto de Vida com os estudantes.

O Núcleo Integrador é um conjunto de componentes que visam desenvolver nos estudantes habilidades integradoras de leitura e produção de textos, expressão e convivência, envolvendo diferentes idiomas, culturas e áreas do conhecimento. Os estudantes vão poder também se desenvolver em áreas de interesse individual, coletivo e social, como esportes, artes, ação comunitária, empreendedorismo social e intercâmbio cultural.

A orientação sobre o Projeto de Vida, previsto na lei, acontecerá através dos Laboratórios VIDAHS, MAGIS e SEMPRE, que são projetos próprios e identitários do Colégio Diocesano, voltados para o desenvolvimento das Habilidades Socioemocionais (Lab. VIDAHS), da Espiritualidade (Lab. MAGIS) e de competências baseadas no protagonismo juvenil e no empreendedorismo social (Lab. SEMPRE).