05.06.23

Colégio Diocesano recebe 7ª edição do projeto “Educação Escoteira”

A 7ª edição do Educação Escoteira trouxe ao Colégio Diocesano na tarde do último sábado, 03/06, a tropa escoteira “Dom Severino”, que partilhou com cerca de 100 estudantes vivências próprias do escotismo como práticas de acampamento, comidas feitas em campo, exposições e mais.

O escotismo é o maior e mais antigo movimento de jovens do mundo, tendo sido fundado em 1907. É um movimento de educação não formal que prima por princípios valores como contato com a natureza e respeito ao próximo, sendo assim um complemento para educação formal e familiar. Em Teresina a tropa escoteira “Dom Severino” é liderada pelo chefe Edimar Mourão, que afirmou que esta edição da educação escoteira é ainda mais especial porque dois padres Jesuítas que integraram o Colégio Diocesano – RJE contribuíram grandemente para o movimento do escotismo no Piauí. São eles os padres Angelo Imperiali, SJ e Ilário Govoni, SJ.

A prática do escotismo incentiva o aprendizado de valores morais, tais como respeito, honestidade, educação, cordialidade, disciplina e lealdade através de brincadeiras e atividades cheias de aventuras junto à natureza. Tais atividades proporcionam um melhor desenvolvimento motor, intelectual e moral, uma vez que as crianças ainda aprendem a praticar boas ações, sendo incentivadas a desenvolvê-las todos os dias.

Para o Diretor Geral do Colégio Diocesano, Professor Julival Alves, a ação é de grande importância pois coloca as crianças em um local de convivência social, além de ser um movimento que conversa com a proposta educativa da Companhia de Jesus.

“É sintomático perceber o comportamento das crianças hoje. Quando não estão neste tipo de atividade brincando, correndo, interagindo e compartilhando geralmente estão próximas de um aparelho celular ou diante de uma tela, que é algo que nos preocupa muito atualmente. Vemos no movimento do escotismo muito daquilo que já trabalhamos como sua relação com a formação de liderança, pelos valores trabalhados, pelo trabalho em colaboração, o companheirismo e etc. É isso que queremos para nossas crianças: que eles aprendam a conviver uns com os outros, a fazer, a interagir sempre guiados pelos valores e princípios de solidariedade e amizade. É isso que essa atividade está demonstrando e que nós faremos de tudo para potencializar ainda mais”, destacou o Diretor.

Para os alunos participantes da ação, além do aprendizado também teve muita aventura e diversão!

Foi legal! Aprendemos bastante sobre como funciona os escoteiros. Eu gostei muito da apresentação de equipamentos, o que chamou mais minha atenção foi um fogareiro que funciona a base de munições. Achei muito legal!”, disse Júlia, estudante do 6º ano A.

Desde do início do ano minha mãe queria me botar e eu tô amando conhecer agora! Tô achando demais! Eu amei essa parte das cordas porque eu amo arborismo e quero ser escoteira agora!”, afirmou Ana Luiza, estudante do 5º ano C.

O diretor geral Julival Alves, afirmou ainda que atividade foi muito bem sucedida e deve ter outras edições acontecendo no Colégio Diocesano no futuro.