23.11.20

Biblioteca do Diocesano lança Podcast “Circuito Literário”

A Biblioteca Professora Teresa Filpi Sampaio (Biblioteca do Colégio Diocesano), em parceria com a Coordenação de Comunicação, lança nesta segunda-feira, 23 de novembro, o Podcast Circuito Literário, fruto do projeto que leva o mesmo nome (Circuito Literário em Rede) e que busca, por meio de uma plataforma virtual, capacitar a comunidade educativa para o uso de ferramentas tecnológicas como suporte para os processos de leitura, ensino e aprendizagem.

Ao todo já são oito episódios disponíveis para escuta na conta do Diocesano no aplicativo de serviços streaming Spotify. Entre os episódios já listados estão resenhas literárias, bate-papo com alunos, entrevistas com autores de livros, entre outros. Para acessar basta clicar aqui ou procurar pelo nosso canal, o DioCast, no aplicativo. Ao longo das próximas semanas, mais episódios estarão sendo adicionados.

Para a bibliotecária do Colégio Diocesano, Bruna Ferreira, a criação do Podcast proporciona uma ampliação do projeto do Circuito Literário em Rede, uma vez que desde o início “tinha-se como propósito extinguir a visão de que a biblioteca é o único espaço de leitura existente, transformando todos os ambientes em pontos de leitura”. Agora, do seu celular e/ou computador, os estudantes podem usufruir de conteúdo literário a qualquer hora e qualquer lugar.

Isso porque, assim como a rádio, o podcast possibilita que você consuma algum tipo de material enquanto executa alguma tarefa, resolve coisas do dia a dia, dirige, entre outras. Tais possibilidades refletem nos números: segundo uma pesquisa encomendada pelo também aplicativo de streaming Deezer, só no ano passado o consumo de Podcasts cresceu 67% no Brasil. E este ano, segundo relatório State of the Podcast Universe (Voxnest), o país passou a liderar o ranking de países onde a produção de podcast mais cresceu durante a pandemia.

O Colégio Diocesano, sempre acompanhando as novidades dos novos tempos, busca estar atento às novas inovações que possam contribuir na criação de novos modelos de aprendizagem. Por isso, como lembrado pela coordenadora pedagógica, Rosimar Costa, o fato da biblioteca estar fechada não deve limitar o acesso ao consumo literário e sim, ser visto como uma oportunidade de ampliá-la. “E é nesse momento que o Circuito Literário se transforma e ganha mais importância, pois passa a ser o vínculo com a Biblioteca CSFS, promovendo o incentivo à leitura pelas diferentes ferramentas digitais disponíveis nesse comento”, pontua.