16.09.25

Professora do Diocesano participa de evento internacional

Professora do Diocesano participa de evento internacional

Karoma Cristina foi a única representante piauiense entre os 20 brasileiros selecionados

A professora Karoma Cristina, do Colégio São Francisco de Sales (Diocesano), foi selecionada para participar da Escola de Física CERN 2025, promovida pela Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear (CERN). O evento internacional aconteceu entre os dias 28 de agosto e 7 de setembro de 2025, em Lisboa (Portugal) e nas cidades de Genebra e Berna (Suíça), reunindo educadores e pesquisadores de diversas partes do mundo.

A seleção, realizada em âmbito nacional, avaliou professores brasileiros a partir de critérios como formação acadêmica, experiência profissional e envolvimento em projetos educacionais. Também foi exigida a apresentação de propostas inovadoras para o ensino de Física.

A participação da professora Karoma representa um marco para a educação piauiense. Durante o encontro, ela integrou palestras, workshops e atividades práticas com especialistas internacionais. Essas experiências reforçam a capacitação dos profissionais envolvidos e os estimulam a pensar em novas formas de inovar no ensino e levá-las para a sala de aula. A expectativa é que a experiência contribua para aproximar os jovens da ciência e estimular o interesse pela pesquisa.

Confira o relato da professora sobre o tema na íntegra:

Participar da Escola de Física do CERN 2025 foi uma das experiências mais marcantes da minha vida acadêmica e pessoal.

Ser a única Piauiense selecionada, mulher e conquistar uma das 20 vagas para o Brasil, foi surreal e inimaginável.

Estar em contato direto com alguns dos maiores cientistas do mundo, em um ambiente que respira ciência e inovação, fez com que eu enxergasse a física de uma forma muito mais ampla e inspiradora.

As discussões sobre fronteiras da pesquisa, as aulas intensivas, os experimentos e, sobretudo, o convívio com Professores de Física de diferentes países, ampliaram meu horizonte não apenas científico, mas também humano.

Aprendi que a ciência é muito mais do que fórmulas e experimentos: é colaboração, troca de culturas e construção de conhecimento coletivo.

Volto dessa experiência com a certeza de que cada equação estudada em sala de aula tem o poder de explicar o universo, e com uma motivação renovada para seguir contribuindo, com dedicação e entusiasmo, para a ciência no meu Piauí – Brasil e no mundo.

Participar da Escola de Física do CERN em Lisboa, Suíça e Berna não foi apenas um sonho realizado, mas também o início de uma nova fase na minha trajetória — agora, mais do que nunca, convicta de que a física é uma ponte para transformar o futuro.

E não posso deixar de mencionar, é Física, sua linda!

Continue lendo

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nossos sites e fornecer funcionalidade de redes sociais. Se desejar, você pode desabilitá-los nas configurações de seu navegador. Conheça nossa Política de Privacidade.

Concordo