24.05.19

Vem aí a DIONU, uma simulação dos processos de tomada de decisão da ONU

Colégio Diocesano realiza a primeira edição do evento, direcionada aos estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio.

Está aberta a pré-inscrição para a primeira edição da DIONU para alunos do 9º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio, cujo o tema será “Como Mudar o Mundo: Os Objetivos do Milênio”. A pré-inscrição pode ser feita pelo link http://dionu.diocesano.g12.br/, de 24 a 27 de maio. A DIONU será a primeira simulação interna do Colégio Diocesano nos moldes do Modelo Acadêmico de Simulação das Nações Unidas e ocorrerá nos dias 5 e 6 de julho.
Na pré-inscrição, o estudante deverá escolher um comitê entre os seis oferecidos ou a Agência de Comunicação. Além disso, deverá eleger três oucinco países por ordem de preferência que deseja representar. Já as inscrições serão feitas presencialmente no Colégio Diocesano (Praça Saraiva) nos dias 28 e 29 de maio, das 9h30min às 10h, durante o intervalo.
Durante o evento, o estudante assume papel de delegado, o qual defende os interesses da nação a qual escolheu representar. A partir do tema designado de cada comitê, são realizadas sessões em que ocorrem debates com representações de todos os continentes.
Nesse ambiente formal e desafiador, o delegado deve defender os interesses políticos, culturais e diplomáticos do seu país, a partir de todo o conhecimento adquirido através de pesquisas e leituras, além de consultas ao Guia de Estudos disponibilizado. “É um evento muito interessante porque dá a oportunidade para estudantes discutirem temas de forma diplomática”, afirma a estudante da 3ª série do Ensino Médio, Valesca Monteiro.
Estudantes conheceram a proposta da DIONU.
A simulação proporciona aos estudantes a possibilidade de se aproximarem da realidade mundial de forma mais aprofundada. Além disso, estimula o pensamento crítico e a consciência civil, em busca de soluções criativas e inovadoras, porém realistas, para as questões debatidas. O evento também é uma oportunidade para vivenciar culturas diversas e compreender outros pontos de vista.
“Essa experiência realmente muda a vida de uma pessoa, porque você entra em contato com diferentes pontos de vista, então você passa a pensar sobre os temas de forma diferente”, enfatiza o ex-aluno João Alexandrino, que participou da Simulação das Nações Unidas para as Secundárias (Sinus) enquanto era estudante do Colégio Diocesano.