27.05.21

Temas internacionais foram discutidos na segunda edição do Painel Virtual

Orientados por egressos do Colégio Diocesano São Francisco de Sales e Diocesano Infantil – D&D, estudantes da 2ª e da 3ª série do Ensino Médio estiveram reunidos, no sábado, 15 de maio de 2021, para a segunda edição do Painel Virtual. O evento funcionou como uma preparação para a DIONU, simulação das reuniões da Organização das Nações Unidas, que acontecerá em julho deste ano.

Realizado na plataforma Teams, o Painel reuniu estudantes em três comitês: Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Conferência de Paz de Paris (1919) e Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD). Além dos comitês, houve também a composição de uma Agência de Comunicação, responsável pelo registro jornalístico do evento.

“O Painel permite diversas experiências a nossos estudantes: os que escolhem ser delegados exercitam a oratória, a argumentação e o poder de negociação no momento dos debates, e os que escolhem atuar como jornalistas exercitam as práticas de comunicação escrita ou oral”, comenta o coordenador pedagógico da 2ª e da 3ª série, Ailton Cerqueira.

A estudante Nair Mendes da Rocha é veterana nas simulações das Reuniões da  Organização das Nações Unidas: participou da 1ª edição do Painel Virtual em 2020 e da ONU Colegial do Colégio Santo Inácio – RJ, também em 2020. Para a aluna, as experiências foram bastante enriquecedoras. “Aprendi sobre outros países e as relações exteriores deles. Além disso, participar das simulações ajudou na melhora da minha oratória”, pontua.

Já a aluna Maria Clara de Oliveira Vasconcelos participou pela primeira vez como organizadora de uma simulação, mas já encarando um grande desafio. “Além de participar de uma simulação no formato on-line, fui mesa do meu próprio comitê. Tinha a responsabilidade de fazer com que as discussões fluíssem de maneira adequada entre os delegados. Sou muito grata pela oportunidade, pois é uma atividade que proporciona o enriquecimento dos nossos conhecimentos de política, de sociedade e de civilidade”, relata.

Uma terceira edição do Painel Virtual acontecerá no dia 12 de junho, com a participação de estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental e 1ª série do Ensino Médio.

Confira os textos produzidos pela Agência de Comunicação:

Reportagem sobre a reunião do PNUD

Reportagem sobre a UNCTAD

Reportagem sobre a Conferência de Paz de Paris