21.09.17

Setembro Amarelo: Diocesano promove mesa-redonda sobre valorização da vida

“Valorização da vida: o que eu tenho a ver com isso?” é a provocação tema de uma mesa-redonda que será realizada no Colégio Diocesano. O evento acontece na terça-feira, 26, às 18h30, no auditório da instituição, e é direcionado a toda a comunidade escolar. Os debatedores serão: a psicóloga Amparo Silva, o doutor em ciências sociais Leandro Silva e, para dar representatividade à família, o pai de aluno Thiago Batista.A mesa-redonda é uma ação do projeto Encontro de Convivência com Pais, organizado pelo Serviço de Orientação Educacional (SOE) do Diocesano. O tema parte da campanha Setembro Amarelo, realizada no Brasil com intuito de conscientizar a sociedade sobre prevenção ao suicídio. Na ocasião do evento, a proposta é sensibilizar e subsidiar a comunidade escolar ampliando a atenção para além do debate sobre o suicídio, mas também sobre a valorização da vida. De acordo com dados da Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi), referentes a 2014,há 5,3 mortes por suicídio para cada 100 mil habitantes no Brasil, enquanto no Piauí, esse número sobre para 7,6.A taxa estadual é, portanto, 43% maior que a nacional. “É importante falar sobre valorização da vida dentro da escola porque devemos trabalhar com a prevenção de riscos”, avalia a orientadora educacional do 2º e 3º anos do Ensino Fundamental do Diocesano,Denise Martins. A coordenadora do SOE, Lília Lopes, ressalta que “a escola também é local de acolhimento, orientação e cuidado”.No evento, serão abordadas informações sobre como identificar comportamentos de risco, formas de prevenção, maneiras de valorização diária da vida, entre outros assuntos correlatos. “Costumamos ter atenção muito restrita diante da temática do suicídio ou, ainda, somos muito envolvidos com mitos que a permeiam. O fortalecimento da discussão e parceria entre família e escola deve ser cada vez mais estimulado para tratar com o devido respeito um tema tão caro à nossa sociedade”, complementa Lília.Conheça os palestrantesAmparo Silva – Psicóloga clínica e tanatóloga (profissional que ajuda outras pessoas na superação de perdas significativas). Integra a Comissão de Tanatologia do Conselho Regional de Psicologia. Faz mestrado em Saúde da Família pela Uninovafapi.Leandro Silva – Doutor em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC – SP). Professor do Instituto Camilo Filho e professor substituto da Universidade Federal do Piauí.
Thiago Batista – Pai de alunos do Colégio Diocesano, cirurgião dentista, tecnólogo em Meio Ambiente e funcionário público.

Vamos vestir amarelo em prol da campanha? O SOE convida os participantes que vierem à mesa-redonda a usarem camisas amarelas para ser feito um registro, ao final, divulgando adesão da comunidade escolar ao Setembro Amarelo.