16.04.20

Semana é de retorno das atividades pedagógicas no Diocesano Infantil

A semana está sendo de retorno das atividades pedagógicas no Colégio Diocesano. Ainda na segunda-feira, 13, seguindo as orientações dos órgãos oficiais de saúde de evitar aglomerações, os professores – que gozaram das suas férias coletivas antecipadas no período de 31 de março à 9 de abril –, foram recepcionados por meio de uma videoconferência. Na oportunidade, os educadores receberam capacitação e orientações sobre as aulas on-line, que tiveram início na quarta-feira, 15 de abril, para o Ensino Médio e que começam na segunda-feira, 20 de abril, para o Ensino Fundamental.
Durante a fala de acolhida, o diretor geral do Colégio Diocesano, padre Vicente Zorzo, SJ, ressaltou a volta às atividades durante um tempo de graça – o Tempo Pascal-, relembrando os três pontos mais destacados por Jesus Cristo em suas manifestações aos discípulos e como eles se adequam aos tempos em que vivemos. “Não tenham medo, somos interpelados a termos confiança e coragem. O que temos vivenciado, mostra que a educação tem muito a contribuir para a sociedade, pois precisamos formar pessoas que tenham rigor científico e metodologia de estudo e trabalho. Caso contrário a mentira, o obscurantismo e o fanatismo acabam imperando. Alegrai-vos, pois quando fazemos o bem e fazemos bem feito o que temos a fazer, sentimo-nos satisfeitos e satisfeitas. Sou eu, não estão sós. Essa afirmação mostra que há uma continuidade, mas de uma forma diferente. O Cristo ressuscitado é elevação à plenitude do Jesus Histórico. Isso torna viva a Esperança: já vamos vivendo as promessas do futuro, mas não em sua plenitude. Cada dia encerra um encanto que nos protege e ajuda a viver. Juntos, vamos trabalhando e encontrando respostas aos novos desafios que nos sãos impostos”, ressaltou.
Reunião ocorreu de forma totalmente on-line
De acordo com a diretora acadêmica, professora Margareth Rodrigues, o momento é de vencer os desafios usando toda a consciência, competência, compromisso e criatividade exigida: “Estamos sendo instigados a trabalhar com essas novas tecnologias e fazer a diferença na vida dos nossos alunos”. A diretora ainda ressaltou que esse trabalho deve ser feito de forma que “não vise apenas o conteúdo, mas dar todo o suporte para que os estudantes se sintam confortáveis e acolhidos, proporcionando um trabalho consistente”, pontuou.
As aulas on-line estão ocorrendo por meio do Microsoft Teams, um aplicativo (embora também disponível para web e em formato de programa para computador) de chat interno que permite a criação de salas virtuais. Nele, os professores e alunos possuem diversos recursos como compartilhamento de documentos, videoaulas e até mesmo, aulas virtuais em tempo real e outras atividades.
Para ter acesso aos links das aulas, estão sendo criados cursos no Portal Moodle para a disponibilização dos links das aulas e atividades do dia. Dessa forma, ao clicar no link, o estudante será direcionado para as atividades, sala de aula virtual ou videoaulas gravadas. Por meio de ferramentas disponibilizada apenas para o professor, o mesmo terá como fazer o registro de quais alunos acompanharam a aula e quanto tempo foi dedicado aos estudos e atividades feitas pelo professor em sala.
Para mais informações, como calendário e horário das aulas, fiquem atentos às nossas ferramentas de comunicação institucional!