23.01.21

São Francisco de Sales, rogai por nós

Hoje, 24 de janeiro, celebramos o Dia de São Francisco de Sales: Patrono do Colégio Diocesano e Diocesano Infantil – D&D, Bispo de Genebra e Doutor da Igreja Católica. O D&D é o único colégio das 17 unidades da Rede Jesuíta de Educação que tem como patrono um santo que não pertenceu a Companhia de Jesus.

Nos 115 anos do Colégio Diocesano e 18 anos da Educação Infantil, planejou-se a I Semana do Patrono, que se inicia dia 25 de janeiro, quando começam as aulas, até o dia 3 de fevereiro de 2021, quando a Educação Infantil completará a maioridade, em uma missa envolvendo alunos, colaboradores, famílias, antigos alunos e a comunidade local, que será híbrida e transmitida pela Plataforma Teams.

Francisco de Sales nasceu em 21 de agosto de 1567, no castelo Château de Sales, região de Saboia, na França. Assim como Santo Inácio de Loyola, era filho de família católica, nobre e de muitas posses na região. Seus pais – admiradores do trabalho dos jesuítas – o enviaram ainda cedo para estudar no Colégio de Clermont, uma instituição jesuítica de Paris, na França.

Mesmo religiosos, tendo até mesmo escolhido para cada um de seus três filhos um guia espiritual, seus pais eram contrários ao seu desejo de entrar para o sacerdotismo. Desejavam que o filho ocupasse um cargo público, como senador, e fizesse um bom casamento, após a conclusão de seus estudos em Direito Canônico e Civil, feitos na Universidade de Pádua, na Itália.

Ao retornar para a França, Francisco de Sales contrariou o desejo dos pais e optou por seguir sua vocação religiosa, se ordenando padre em 18 de dezembro de 1593, quando tinha apenas 26 anos de idade. Foi sagrado bispo auxiliar de Genebra em 1599, passando a assumir a diocese definitivamente três anos depois. Dom Francisco catequisava crianças, adultos e fundou escolas, tornando-se um dos responsáveis pela grande mudança religiosa na região e sendo cofundador da Ordem da Visitação.

Após sua morte, em 28 de dezembro de 1622, e canonização, em 8 de abril de 1665, São Francisco de Sales foi declarado Doutor da Igreja e proclamado padroeiro dos jornalistas e escritores católicos pelo Papa Pio XI, uma vez que seus escritos se tornaram conhecidos pelo estilo e clareza.