28.05.19

Mês Mariano encerra com a Coroação de Nossa Senhora no Diocesano

A tradição é realizada desde o século XVI.

Para encerrar o mês de maio, tradicionalmente dedicado à Nossa Senhora pelos católicos, o Colégio Diocesano realiza a celebração de Coroação de Maria. O evento ocorrerá no dia 31 de maio, em dois momentos: às 7h30, no ginásio e às 17h na Capela Nossa Senhora das Graças. A intenção é que a comunidade acadêmica dos dois turnos possa participar da celebração.
O rito é símbolo da devoção católica por Maria, mãe de Jesus, e representa a proclamação dela como Rainha dos Céus e da Terra. A tradição teve início no século XVI, com São Felipe Neri, que tinha o costume de homenagear Nossa Senhora oferecendo-lhe uma coroa de flores ao final do mês de maio. “Coroar é reconhecer na pessoa um valor. A Coroação de Nossa Senhora significa reconhecer em Maria tudo aquilo que ela representa”, explica o coordenador de Pastoral do Diocesano, padre Valdivino Teixeira, SJ.
Além da Coroação, são realizadas diversas atividades alusivas ao Mês Mariano no Diocesano. No início do mês, é realizada a missa em homenagem às mães, na qual também são realizadas apresentações em reverência à Maria. “Também tivemos, ao longo de uma semana, Oficinas de Oração com as mães, na qual elas rezam junto com os filhos, recordando o valor da maternidade”, relata o coordenador adjunto de Pastoral do Diocesano, professor Roberivan Mariano. “Além disso, nas aulas de Ensino Religioso do Ensino Fundamental I, os professores abordam a vida de Maria, como essa mulher que se coloca inteiramente a serviço de Deus”, completa.