20.03.17

Líderes de Turma tomam posse

A posse dos Líderes de Turma do Colégio Diocesano acontece hoje (30), no auditório do Colégio Diocesano, com entrega dos certificados. Os representantes foram eleitos no último dia 9 de março. A solenidade contempla os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio e os estudantes do Ensino Noturno do Diocesano (ENOD).O serviço aos demais deve ser prioridade para o líder Inaciano, seguindo as palavras de Santo Inácio “em tudo amar e servir”. “Esse olhar para o outro é o grande diferencial”, destaca a coordenadora do Serviço de Orientação Educacional (SOE), Lília Lopes. Duas vezes ao ano, os eleitos participam de encontros de formação, organizados pelo SOE e pela Pastoral, que buscam fortalecer o exercício da liderança em sala de aula. Segundo Lília, o líder tem a missão de colaborar para manter a harmonia na turma. Para isso, é essencial que ele cuide de si próprio, dedicando-se às obrigações acadêmicas e respeitando a todos. “O primeiro dever do líder diz respeito a ele mesmo como sujeito”, frisa.“O líder deve ter bom comportamento e ser o exemplo da turma”, afirma Maria Eduarda Freitas, eleita para liderança do 6º ano B, do Ensino Fundamental. Ela acredita que a atuação do representante deve se nortear pela solidariedade, ética e justiça. “Devemos ouvir a opinião de cada um e chegar a uma conclusão sempre evitando brigas, sejam físicas ou verbais”, conclui.Para Emanuelle Barros, eleita líder de turma do 9º ano C, do Ensino Fundamental, é importante deixar as afinidades de lado e ser justo. “É preciso ver o que é certo e errado, sempre observando como um aluno Inaciano deve agir em cada situação”, ressalta a estudante. “É nosso dever buscar sempre o melhor para toda a turma, procurando soluções em conjunto”, complementa. É fundamental agir de forma neutra na tomada de decisões, de acordo com Luca Kurotaki, eleito na turma 3ª série C, do Ensino Médio. Para ele, também é necessário manter um bom relacionamento com todos da turma e sempre analisar os dois lados em uma discussão. “O líder, em uma escola jesuíta, tem que ser compreensivo, buscando entender cada um individualmente”, enfatiza. O Projeto de Liderança Juvenil do Colégio Diocesano tem como objetivo incentivar nos alunos a prática do exercício da cidadania, responsabilidade e cooperação, aproximando-os das questões sociais e escolares numa postura crítica e autônoma.