07.06.23

Formação Cristã promove atividades em alusão ao Corpus Christi

A comunidade católica celebra nesta quinta-feira (08/06) a festa de Corpus Christi, celebração que honra o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo e que é realizada anualmente na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, cerca de 60 dias após a Páscoa.

No Colégio Diocesano São Francisco de Sales o tema foi vivenciado por meio de atividades da Formação Cristã, em especial com os alunos que se preparam para receber os Sacramentos do Crisma e da Eucarístia. “Nós celebramos juntamente com os estudantes, explicando o signficiado da festa, sua origem e desenvolvendo vivências com base nela”, pontua o Coordenador Roberivan Mariano.

A celebração remonta ao século XIII, quando a freira belga Juliana de Cornillon teve visões nas quais foi instruída a promover uma festa em honra ao Santíssimo Sacramento. Em 1264, o Papa Urbano IV instituiu a festa para toda a Igreja, como uma forma de enfatizar a importância da Eucaristia na vida dos cristãos.

Durante a festa de Corpus Christi, o Santíssimo Sacramento é levado em procissão pelas ruas, seguido de muitos fiéis. O momento também é marcado pelos belos tapetes coloridos elaborados nas ruas por onde a procissão de Corpus Christi passará. Esses belos tapetes – que costumam ser produzidos ainda na noite anterior – são feitos de materiais orgânicos, como serragem colorida, cascas de ovos, flores, folhas, areia, sal, entre outros elementos naturais.

Como proposta de atividade, nossos alunos também foram instigados a criarem seus próprios tapetes durante a catequese. Um momento especial e de muito significado. “A confecção do tapete é uma forma de demonstrar carinho e amor com o Cristo Eucaristico. Então nossos estudantes produziram tapetes com simbologias da Santa Ceia, Corpo de Cristo, Nossa Senhora e santos de devoção da nossa comunidade”, finaliza o coordenador.

Confira algumas imagens da produção dos tapetes: