19.04.18

Feira Literária 2018 homenageia a escritora Ruth Rocha

Vem aí a 15ª Feira Literária do Diocesano! O evento será realizado de 26 a 28 de abril, sempre a partir das 8h. Este ano, o tema é “Pensar e construir” e homenageia a escritora de literatura infanto-juvenil Ruth Rocha. A programação conta com bate-papos, apresentações artísticas, exposição de livros, dentre outras atividades. “O objetivo é fazer com que a leitura faça parte do cotidiano dos nossos estudantes, estimulando-os a vivenciá-la fora da escola e, assim, possam ser pessoas mais críticas”, explica a coordenadora pedagógica do 2º e 3º anos do Ensino Fundamental, Rosimar Costa. Entre as novidades desta edição, está um estande do Programa Bilíngue e apresentações artísticas na Língua Inglesa. Além disso, haverá a apresentação do Programa de Leitura, que engloba todos os projetos desenvolvidos no colégio que são relacionados ao tema. A Feira também terá um momento de homenagem ao poeta Manoel Bandeira, que morreu há 50 anos. A estudante Maria Júlia França, do 6º ano A do Ensino Fundamental, acredita que a Feira Literária incentiva o hábito de ler. “As crianças aprendem, compram os livros e se interessam pela leitura”, afirma. Maria Júlia adora histórias de aventura. “Ler estimula minha imaginação a ir para outros lugares”, comenta.Este ano, o evento conta com a participação de todos os estudantes do Diocesano, do Maternal à 3ª série do Ensino Médio. As demais instituições da Rede Jesuíta de Educação (RJE) em Teresina também foram convidadas a prestigiar a Feira – Escola Santo Afonso Rodriguez (ESAR) e Escola Padre Arrupe.A venda e troca de livros é um dos melhores momentos do evento para os leitores do Diocesano. Exemplo disso, é o estudante Marco Antônio Coutinho, do 4º ano B do Ensino Fundamental, que sempre compra novos livros durante a Feira Literária. “Eu gosto de ler porque acho divertido. Sempre leio no meu tempo livre”, conta. Em 2017, a Feira Literária do Colégio Diocesano trabalhou o tema “Um país se faz com homens e livros” e homenageou o escritor brasileiro Monteiro Lobato. Entre as novidades trazidas na edição passada, estavam a exposição de trabalhos produzidos pelos alunos e mostras de cinema. Quem é Ruth Rocha?A escritora Ruth Rocha publicou mais de 200 títulos e já teve textos traduzidos para 25 idiomas. A autora ocupa a cadeira n° 38 da Academia Paulista de Letras e em 2018 completa 50 anos de carreira. “Ela possui muitas obras de cunho social e político que proporcionam reflexões importantes sobre a vida em sociedade e é bastante conhecida no universo infanto-juvenil”, ressalta Rosimar.