30.11.20

“Família e Colégio – Conectados pelo amor” é o tema do Recital de Conclusão do 1º ano EF

Na próxima sexta-feira, 4 de dezembro, será promovido o Recital de Conclusão do 1º ano do Ensino Fundamental, cujo tema deste ano é “Família e Colégio – Conectados pelo amor”. O espetáculo será transmitido pelo canal do Youtube do Colégio, a TV Diocesano, em dois horários: das 18h às 19h, quando se apresentaram as turmas do 1º ano A e B, e das 19h30 às 20h30, quando é a vez das turminhas do 1º ano C e D.

Todos os detalhes do Recital foram pensados com muito carinho pela equipe organizadora, que analisou o que seria possível promover dentro das possibilidades e habilidades desenvolvidas nesse ano. Como lembrado pela coordenadora do segmento, professora Deborah Hellany Mota, o espetáculo traz vivências do dia a dia das crianças. “A temática “Família e Escola” contribui para que tenham mais propriedades para desenvolver o que foi proposto. Isso porque eles passaram o ano todo vivenciando momentos especiais com suas famílias”, pontua.

As gravações ocorreram no próprio Diocesano Infantil – sempre respeitando todos os protocolos de cuidados –, em horários agendados para evitar aglomerações. Uma missão nada fácil, posicionar as crianças, entorno de seis anos, em frente às câmeras para dançarem, cantarem e narrarem, mas que vale a pena quando se lembra das habilidades de leitura e escrita adquirida por esses pequenos.

A preparação foi realizada primeiramente com as famílias, quando apresentada a proposta da temática que rendeu 95% de adesão dos pais e responsáveis pelos estudantes. Depois – com a formação dos grupos de coral, dança e narração – as crianças tiveram mentorias agendadas pelo Teams e também foram encaminhados tutoriais de ensaios para que os pequenos pudessem ensaiar com seus pais no horário que achassem apropriado. O momento do retorno ao Colégio para a gravação também foi pensado com muito cuidado. “A psicóloga escolar, Cássia Dias, esteve fazendo as orientações sobre o momento de reencontro para a gravação, passando os cuidados e preparando o emocional das crianças e suas famílias”, ressalta a coordenadora.

O pequeno Pedro Neto, do 1º ano D, era só alegria com o retorno, mesmo que breve, ao Diozinho. “Estava com saudades do Colégio, então fiquei feliz de vir até aqui e ver minhas professoras e coordenadoras. Percebi que as coisas estão bem diferentes”, conta. Já o Tales Santana, também do 1º ano D, disse que adorou a experiência de gravar em estúdio. “Gostei muito de gravar. Só fiquei um pouco nervoso na hora da minha fala. Estou bem feliz por voltar aqui”, compartilha.

Além do evento totalmente virtual, esse ano o livro do 1º ano do Ensino Fundamental também passou por mudanças: dentro da proposta do gênero relato pessoal, o livro será entregue no formato de e-book. Os textos e ilustrações feitas pelas crianças – tradicionalmente incluídos nos livros – são voltados para o resgate da memória dos acontecimentos deste ano e seus aprendizados e conquistas.

A expectativa é que o evento consiga transmitir aos espectadores um pouco da emoção presente entre toda a equipe do Colégio Diocesano Infantil. “Estamos trazendo a essência do nosso trabalho. Queremos compartilhar essa emoção, relembrando os últimos nove meses de isolamento social e as conquistas que tivemos esse ano: o desenvolvimento das habilidades, com a parceria das famílias. Queremos mostrar que, apesar do formato remoto, nós vencemos”, conclui.

Clique no link abaixo na data citada e confira a transmissão do Recital “Família e Colégio – Conectados pelo amor”: