Estudantes do Diocesano são medalhistas na ONHB
Os estudantes Gabriel Ferraz, Gabriela Galvão e Maria Carolina Sagrilo, todos da 2ª série do Ensino Médio, conquistaram medalha de bronze na Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB). O anúncio foi realizado no último final de semana, pelo canal da Olímpiada no Youtube. Juntos, os adolescentes formaram a “Equipe Memória”, uma das duas únicas equipes piauienses a conquistarem medalha na 12ª edição da maior competição da disciplina no país.
No Colégio Diocesano, a preparação para a ONHB foi fruto de um trabalho conjunto dos professores do Departamento de História, com apoio, na fase final da competição, dos professores Aílton Cerqueira e João Carlos, do Departamento de Redação. Dentro dessa perspectiva, os docentes se reuniam uma vez por semana com suas respectivas equipes – de forma remota – para debater as questões e assuntos vigentes na competição.
Esses momentos de troca de opiniões e interações entre os componentes da equipe, foram momentos enriquecedores, segundo o medalhista Gabriel Ferraz. “A ONHB foi uma experiência rica, pois promovia discussões sobre diversos assuntos importantes. Além disso, ela nos instigou a pesquisar mais e ter um olhar mais crítico. Com certeza participarei no próximo ano novamente”, conta.
Para a estudante Maria Carolina Sagrilo, a chegada à fase final tem um significado muito maior do que a conquista da medalha: a ONHB foi uma motivação extra durante o isolamento social. “A ONHB proporcionou discussões que geralmente não temos tempos de realizar durante as aulas. E, nesse período de quarentena, ela ofereceu uma quebra na rotina que foi muito bem-vinda”, afirma.
Já a estudante Gabriela Galvão pontua que a participação superou suas expectativas. “Foi uma experiência muito emocionante e interessante. Confesso que fiquei receosa no início, pois seria totalmente on-line, mas foi muito divertido. Estamos muito felizes de termos chegado tão longe! Próximo ano com certeza participarei novamente”, ressalta.
Mentorados pelo professor Francisco Humberto Vaz, os alunos também se tornaram pioneiros no Colégio Diocesano a conquistarem tal feito. Segundo o docente, um dos fatores que ajudaram na conquista do resultado foi o fato da equipe “ser composta por alunos que já haviam experiências anteriores na Olimpíada Nacional em História do Brasil”. Ele ainda ressalta o desempenho das demais equipes. “Tivemos um grande número de estudantes mobilizados este ano. Com muito empenho, perseverança e estudo, nossas demais equipes chegaram até a 5ª fase e 6ª fase da competição. Podemos dizer que a participação dos nossos alunos na competição foi exitosa”, avalia.
A Olímpia Nacional de História do Brasil (ONHB) é conhecida por seu formato similar ao do Exame Nacional do Ensino Médio e pela complexidade das questões, que exigem uma maior atenção e interpretação dos participantes. Além disso, as questões possuem grande abrangência social, que ajuda na conscientização dos alunos, potencializando sua visão crítica.
Continue lendo
-
24.09.24
Diocesano recebe I Seminário de Inclusão da Pessoa com Deficiência promovido pelo NAP
-
27.08.24
Manoel Nunes vence a categoria de votação popular do Prêmio Jovem da Água de Estocolmo
-
24.08.24
Estudantes do Diocesano recebem premiações da OBMEP durante cerimônia na UFPI
-
21.06.24
Estudantes do Diocesano participam de Programa de Iniciação Científica do IMPA