04.04.18

Escolas jesuítas celebram o Dia Internacional do Esporte para o Desenvolvimento e pela Paz

O Colégio Diocesano irá realizar um jogo de basquete na próxima sexta-feira (6), durante o intervalo do turno manhã, às 9h30, para celebrar o Dia Internacional do Esporte para o Desenvolvimento e pela Paz, comemorado em 6 de abril. A atividade é resposta ao convite da St. Lawrence High School de Calcutá, na Índia, que sugeriu a todas as escolas jesuítas do mundo a promoção de eventos esportivos ou atos simbólicos na data. Dessa forma, as escolas participarão do Ensemble 2018, evento esportivo da St. Lawrence. Na ocasião da competição que será realizada no Diocesano, os demais estudantes do colégio estarão ao redor da quadra de esportes exibindo cartões brancos, que simbolizam a participação no Ensemble 2018. A proposta é celebrar o poder do esporte e conectar crianças e pessoas para um objetivo comum: expressar amizade, harmonia e união.Serão enviadas fotos do evento no Diocesano para a St. Lawrence. Estas, serão publicadas nas redes sociais do Ensemble 2018. As três escolas que realizarem atividades mais criativas receberão prêmios especiais da instituição indiana. Além disso, todas as escolas participantes receberão uma carta de agradecimento da “Peace and Sport”, uma organização neutra e independente baseada no Principado de Mônaco e sob o patrocínio de Sua Alteza, Príncipe Alberto II de Mônaco. Torneio de Xadrez InternacionalPara celebrar, a St. Lawrence também promove a primeira edição do Chess ‘n’ Mate, um Torneio de Xadrez de Escola Internacional on – line. A ideia é promover a paz e o intercâmbio cultural entre crianças de todo o mundo. A partida de exibição inaugural será disputada no dia 6 de abril entre a russa Alexandra Kosteniuk e a indiana Dibyendu Barua. Para participar, basta enviar um e-mail para april6SLHS@gmail.com com as seguintes informações: seu nome, o nome de sua escola, seu sexo, sua idade e o idioma que você está confortável falando. É necessário ter uma conexão de internet de banda larga, um computador e uma webcam. Formato e outros detalhes do torneio serão publishs no Educate Magis e enviados por e-mail aos participantes.Sobre a dataO Dia Internacional do Esporte para o Desenvolvimento e pela Paz (IDSDP) foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2013. A comemoração é uma tentativa de promover a paz e o desenvolvimento por meio do esporte, em sincronia com os valores olímpicos. Historicamente, 06 de abril é um dos dias mais importantes do esporte. Foi neste dia de 1896 que os primeiros Jogos Olímpicos modernos foram realizados em Atenas.