28.01.21

Diretor do D&D participa de seminário Pacto Educativo Global

O Diretor Geral do Colégio Diocesano e Diocesano infantil – D&D, Ir. Marcos Epifanio Barbosa Lima, SJ participou do seminário Pacto Educativo Global, inspirado pela proposta do Papa Francisco. O evento teve como objetivo propor uma reflexão sobre os desafios da educação brasileira e sobre a formação de professores. Realizado pelo grupo de pesquisa Formação de Professores, entre os dias 25 e 26 de janeiro, o encontro foi uma continuidade do webinar Colégio Confessionais, Espiritualidade, Vivências e Desafios. A programação contou com a exibição de uma coletânea de vídeos gravados por professores, coordenadores, gestores, religiosos e convidados, e com uma roda de conversa.

Ir. Epifanio em vídeo aborda um dos pontos citados no Pacto Educativo Global: a questão da identidade dos docentes no País. Para ele, o cenário atual é de precarização, e o grande desafio do educador brasileiro é “reconquistar e recolocar-se em seu lugar de dignidade, em seu lugar de primazia para a educação de qualidade para todos”. Na visão do Diretor Geral, o fazer pedagógico é primordial na educação das gerações. Ir. Epifanio acredita que a experiência profissional das pessoas que optam pela educação é um exercício contínuo: “Os professores e os educadores estão sempre se formando para melhorar sua prática, sua entrega, que não é outra senão cuidar de pessoas”.

Confira essa e outras reflexões completas em: http://bit.ly/39l7qJj