Diocesano celebra a abertura do ano letivo 2014

A abertura do ano letivo 2014 (dia 22) agitou a comunidade do Colégio Diocesano. Professores e funcionários deram boas vindas aos alunos e se dispuseram a acompanhá-los, com energia renovada, em mais uma jornada rumo a excelência.
Logo na chegada, alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio participaram, no ginásio de esportes, da cerimônia de acolhimento com cantos, orações, aclamação ao evangelho e homilia. Em seguida, o diretor geral, Ir. Raimundo Barros, falou aos presentes da alegria de mais um ano juntos “e quando precisarem, quando tiverem alguma dificuldade, não deixem de nos procurar. Temos um batalhão para atendê-los”, disse.

Na cerimônia, um momento de homenagens ao Pe. João Roberson que está de partida para sua nova missão na Escola Técnica de Eletrônica, instituição jesuíta em Santa Rita do Sapucaí (MG). A presença maciça dos ex-alunos concludentes do Ensino Médio em 2013 evidenciou a fortaleza dos laços afetivos construídos no Diocesano e deu força aos alunos que almejam trilhar o mesmo caminho, sair do terceiro ano e entrar direto no ensino superior.
A apresentação dos professores, auge da cerimônia, teve como trilha sonora os gritos eufóricos de aprovação dos alunos ao corpo docente. A cada professor apresentado, a comemoração tomava conta do ginásio, numa demonstração de admiração e proximidade.
Para os alunos do Ensino Fundamental I, as saudações foram feitas no auditório por Nossa Senhora, Jesus Cristo, Santo Inácio e São Francisco de Sales, interpretados por professores do Colégio. Nos diálogos, a história de vida dos personagens foi apresentada aos alunos novatos e veteranos, em um texto construído de forma a propiciar interação entre atores e público.

Visitantes ilustres
Já nas salas de aulas, os alunos da 3ª Série do Ensino Médio, receberam a visita dos ex-alunos do Colégio, recém-aprovados em diversas faculdades e universidades do país e assistiram depoimentos dos estudantes, contando como foi a experiência do último ano e dando dicas de quais atitudes tomar nessa reta final para alcançar a aprovação nas seleções para o Ensino Superior.
Dentre as dicas, conversar com pessoas que já estão na área para a qual o aluno deseja ingressar, caprichar na união com os colegas durante o último ano escolar, deixar de lado as redes sociais da internet, não virar as costas para o terceiro ano e um conselho, dado pelo ex-aluno e futuro Engenheiro Mecatrônico, aprovado na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Luygo Vaz “pra galera que chegou até aqui ficando de recuperação e passando aperto: tem muita gente que diz que não dá tempo, dá tempo sim. É só se esforçar que dá tudo certo”.