25.03.23

Diocesano celebra 117 anos e é lembrado com carinho por alunos egressos

O Colégio Diocesano completa neste sábado, 25 de março, 117 anos. Nesta data, funcionários, professores, estudantes, ex-alunos e toda a comunidade estarão unidos em celebração ao aniversário da instituição que faz parte da história física de Teresina- PI e também da memória dos muitos que passaram pelas suas salas de aula e corredores ao longo desses 117 anos.

Dentro do nosso Projeto Educacional Comum (PEC) lemos que “De acordo com a tradição viva, “o verdadeiro êxito de nosso esforço educacional não pode ser medido por quem é o indivíduo no momento da formatura. Em vez disso, o sucesso da educação jesuíta é mais bem medido pela maneiro como os formandos comprometem suas vidas nas décadas seguintes. ”” Ou seja, é a forma como o Colégio Impacta na vida de cada estudante a longo prazo que importa.

Luiz Victor Medeiros, egresso do Colégio Diocesano em 2013, hoje relata a importância dos ensinamentos aprendidos em sala de aula e pregados para a vida. “Estudar no Diocesano significa levar a bagagem de ensinamento inacianos para onde quer que a gente vá. Os professores universitários e colegas notam em nossas atitudes o diferencial de ser Diocesano. É uma formação para vida! Fui incentivado a cuidar do outro e a fazer diferença no mundo e a não só passar por aqui. Só tenho gratidão pelo colégio”, afirmou o antigo aluno.

Rafaela, também da turma egressa de 2013, é hoje cirurgiã dentista e rememora um momento marcante que viveu no colégio Diocesano junto aos seus colegas de turma. “Estávamos na 3ª série do ensino médio, e fazer redações era muito comum. Então, junto com nosso professor de redação, pensamos em escrever um material diferente: uma carta! Então escrevemos uma carta para nosso eu do futuro, e junto com a coordenação pensamos na cápsula do tempo. Nós a montamos e enterramos no jardim do Colégio. Naquele dia estávamos muito felizes por concluir mais uma etapa da vida e ansiosos pelo futuro. Muitos sonhos foram escritos naqueles papeis”, falou a jovem emocionada.

Luís Victor também falou da experiência de construir a capsula do tempo e empolgado relata a ansiedade para recordar o que deixou para si mesmo. “Nós queríamos deixar um marco atemporal. O que fosse trabalhar nossa expectativas do que daqui a 10 anos estaríamos fazendo e como vai estar o mundo. Então surgiu a ideia de construir uma cápsula do tempo. O objetivo era escrever uma carta para ser aberta em 10 anos para confrontar com nossa realidade, o que nós adolescente imaginávamos da nossa vida como adultos. Eu particularmente não lembro o que escrevi, então estou com muita expectativa”, pontuou.

Para Felipe Garcês, egresso do Diocesano em 2013 e hoje Arquiteto, o Colégio Diocesano é para além de uma escola: o jovem tem o local em sua vida até hoje lembrado com muito carinho. “O Diocesano é realmente um lugar que eu tenho muito carinho e sempre que falo onde eu estudei eu falo com muito orgulho! De fato, esse lugar cria um espirito de pertencimento muito nobre e único, acho que até chega a ser sobrenatural e é de encher os olhos. É um lugar onde nos tornamos não só capacitados academicamente, como nos formamos seres humanos sensíveis e coerentes com o que o mundo precisa hoje. Aprendemos a ser luz para o mundo”, finaliza o antigo aluno.

CLIQUE AQUI E CONHEÇA NOSSA HISTÓRIA