17.08.21

D&D inicia planejamento estratégico para o triênio 2021-2023

O Colégio Diocesano São Francisco de Sales e Diocesano Infantil – D&D iniciou na última segunda-feira, 16 de agosto de 2021 o Planejamento Estratégico para o triênio 2021-2023. Realizado em parceria com Instituto para Inovação Educacional da Unisinos, este primeiro momento é chamado de Pré-Planejamento, caracterizado como um momento de avaliação do que foi feito nos últimos anos antes de apontar as próximas ações.

“O planejamento estratégico do D&D tem esse caráter de olhar o passado para entendê-lo, construindo no presente o que queremos no futuro. Os próximos anos se planejam desde agora, mas na verdade o planejamento estratégico começa quando começa a escola. Então temos 115 anos planejando estrategicamente a nossa missão, a nossa visão e os nossos valores para continuarmos fazendo educação católica, jesuítica e inaciana em Teresina”, afirma o diretor-geral do D&D, Ir. Epifânio Barbosa, SJ.

“Estamos chamando essa etapa de pré-planejamento. É uma primeira etapa de um ciclo de três anos. Esse primeiro momento é de avaliação, que antecede uma segunda fase de planejamento estratégico propriamente dito, e depois vem para uma outra fase que é de implementação de ações”, completa o assessor pedagógico Julival Alves.

Nesta segunda-feira o pré-planejamento foi iniciado com um workshop sobre o Sistema de Qualidade na Gestão Escolar (SQGE) da Federação Latino-Americana de Colégios da Companha de Jesus (FLACSI). Outros três workshops ainda serão realizados até o dia 24 de agosto, sobre o Projeto Educativo Comum (PEC) da Rede Jesuíta de Educação, planejamento estratégico e, por fim, uma atividade com o tema “Um olhar para o Futuro”. O PEC está estruturado em quatro dimensões, sendo elas: currículo; estrutura, organização e recursos; clima institucional; e família e comunidade local.

“Vamos revisitar essas quatros dimensões e focar em todas as quatro. Vamos ver quais delas precisam de mais atenção, em quais já atingimos nossas metas e poderemos então inovar e trazer outras considerações”, concluir o diretor-geral.