07.01.21

Colégio Diocesano e Diocesano Infantil inauguram Sala Carlo Bresciani, SJ: um novo espaço para Gestão Educacional Estratégica

Um novo ambiente planejado com o intuito de inspirar. Assim pode ser definido o mais novo espaço do Colégio Diocesano e Diocesano Infantil – D&D: a “Sala Carlo Bresciani, SJ”, que leva o nome do seu primeiro diretor jesuíta. Pe. Carlo Bresciani, SJ ocupou o cargo de Diretor Geral em duas oportunidades, sendo a primeira gestão de 1960 a 1963 e a segunda de 1969 a 1970.

O novo espaço, adequado para reuniões e momentos de troca entre a Equipe Diretiva e o Conselho Interno, tem como conceito servir de testemunho da gestão compartilhada vivida pela Alta Gestão do D&D. De acordo com o Diretor Geral, Ir. Marcos Epifanio Barbosa Lima, SJ, com a inauguração da sala objetiva-se “oferecer a todos uma vivência que coloque em discernimento, em deliberação, em comunicação afetiva e efetiva, tudo aquilo que é nossa missão, visão e valores como Colégio”.

O Diretor ressalta ainda que o novo ambiente é a materialização de uma ideia e de um sonho de governança que busca estar junto dos demais para fazer acontecer a missão da Companhia de Jesus. “Tudo acontece no tempo e no espaço. Tínhamos todo o tempo que é nos dado por Deus para montar as nossas agendas. E, neste sentido, o tempo sendo nosso, a Sala Carlo Bresciani, SJ quer ser o espaço, o conceito, o ambiente para realizar essa entrega para os demais”, afirma.

Na cerimônia de inauguração da Sala Carlo Bresciani, SJ, realizada no dia 5 de janeiro de 2021, estavam também presentes a Diretora Acadêmica, Professora Margareth Santos; o Diretor Administrativo-Financeiro, Ir. Erick Viana, SJ; o Coordenador da Formação Cristã, Sr. Roberivan Mariano; o Capelão do D&D, Pe. Valdivino Teixeira, SJ, e o jesuíta Pe. Luigi Muraro, que conviveu com Pe. Carlo Bresciani, SJ.

Ao abençoar o novo espaço, Pe. Valdivino, SJ, frisou: “Para os homens e as mulheres, o trabalho de suas mãos é a forma de velar sem acessar pela obra da Criação. Com razão, pois, receberam a bênção os lugares onde os homens e mulheres trabalham com afinco para o próprio bem e para o bem dos outros”.

Na ocasião, foi exibido um curta mostrando a trajetória do jesuíta Carlo Bresciani, SJ ao longo de sua caminhada, principalmente seu trabalho como Diretor Geral do Colégio Diocesano. A ideia de homenageá-lo, se embasa tanto no fato dele ter sido o primeiro Diretor Geral jesuíta no Colégio como também no seu legado da alegria e da leveza ao servir. “Ao trazer sua memória e sua figura para ser o patrono deste ambiente, temos a intuição de que sua alegria, sua entrega apostólica e seu serviço missionário seja seguido por todos nós. O amor com que cumpriu sua missão e a leveza com que levou as problemáticas do seu tempo deve ser uma inspiração para nós”, pontua o atual Diretor Geral.

Pe. Luigi Moraro, SJ, também compartilhou sua vivência com Pe. Bresciani, SJ. Em sua fala, exaltou o empenho do mais novo patrono no cumprimento da missão. “Ele era um bom professor, dirigindo trabalhos seja na Companhia de Jesus, como também no seminário e na universidade. Era uma pessoa boa e simples. Não era um homem de autoridade. Essa era a qualidade mais marcante dele”, relembrou.

Na oportunidade, foram reempossados nos cargos de Diretor Administrativo-Financeiro e de Diretora Acadêmica, Ir. Erick Viana, SJ, e Professora Margareth Santos, respectivamente. Em seu pronunciamento, a Diretora Acadêmica ressaltou “o compromisso de fazer valer o legado deixado por Pe. Bresciani, SJ, e por todos aqueles que por aqui já passaram”. Já Ir. Erick Viana, SJ, que conheceu o padre, se mostrou grato pela escolha do patrono, afirmando que essa é uma bela e justa homenagem. A sala passa a se ressignificar e com certeza irá proporcionar uma maior unidade”.

Confira as imagens da inauguração clicando aqui!

Pe. Carlo Bresciani, SJ

Nascido em 29 de janeiro de 1912, na província de Trento, Itália, Carlo Bresciani, SJ, ingressou na Companhia de Jesus no ano de 1929. Sua ordenação foi realizada em 1943 e sua incorporação definitiva, pela profissão solene, ocorreu em 1964.

No Brasil, Pe. Bresciani foi o primeiro diretor jesuíta do Colégio Diocesano e um dos primeiros jesuítas no estado do Piauí. Aqui, Pe. Carlo Bresciani, SJ, teve duas gestões: de 1960 a 1963 e de 1969 a 1971. Na década de 60, foi o idealizador do Cineclube Teresinense, um dos pioneiros no movimento cineclubista da capital. O Clube tomou tamanha proporção, que foi aberto aos demais colégios da cidade.

Após dedicar 83 anos à missão da Companhia de Jesus, Pe. Bresciani fez a sua páscoa definitiva em 20 de agosto de 2012, vindo a falecer aos 100 anos de idade, quando morava na residência Padre Antônio Vieira, em Salvador-BA.