Brincar é coisa séria!
Brincar é atividade milenar: crianças brincam e sempre brincaram nas diversas culturas e em diferentes períodos históricos. E na pré-história também. Por que? Brincar faz parte da infância e tem um papel fundamental no desenvolvimento do cérebro, segundo a neurocientista Elvira Lima.
A psicóloga escolar do Colégio Diocesano Infantil, Cássia Dias, explica que o brincar faz parte da infância e do desenvolvimento dos pequenos. “Tanto o brincar livre como o estruturado são importantes. Por meios deles, a criança se conhece, conhece os outros e o mundo à sua volta”, ressalta.
Cássia lembra ainda que o brincar é tão importante no nosso desenvolvimento que é uma das poucas atividades que mantemos mesmo depois de adultos. “Isso não acontece em outras espécies.”
O brincar é fundamental acentua a psicóloga escolar do Colégio Diocesano, Denise Martins. Por isso, é garantido em diferentes documentos como o Estatuto da Criança e do Adolescente, que completou 30 anos em 2020, e a Declaração Universal dos Direitos das Crianças,
Por isso, a equipe do Setor de Comunicação separou umas brincadeiras bem legais para fazer em família e entre amigos. Dá uma conferida!
1 – Caça ao tesouro sensorial
A caça ao tesouro pode ficar muito mais divertida de uma forma simples: com objetos sensoriais. Escolha quatro ou cinco texturas diferentes, como liso, áspero, aveludado, macio, rígido, e peça ao pequeno que corra pela casa e encontre objetos com aquelas texturas. Para os pequenos um pouco mais velhos, um cronômetro pode deixar a brincadeira mais emocionante.
2 – Contação de histórias
Uma dica para aproveitar os momentos em família é a contação de histórias. Pode escolher o livro preferido do seu pequeno, inventar uma ou até inventarem juntos.
3 – Stop!
Também conhecido como adedanha ou adedonha, essa brincadeira precisa de, pelo menos, três pessoas para ser bem legal. Além de ser um clássico que vai lembrar seus tempos de infância se a turma for animada, várias horas de diversão e aprendizado estão garantidas! Dá até para reunir a turma numa live e brincar. Pense!
4 – Massinha caseira
Brincar de massinha é sempre muito gostoso para os pequenos. Fazer a sua em casa torna a brincadeira ainda melhor. Se quiser, contamos aqui no Blog como fazer massinha caseira.
5 – Strike!
Você vai precisar de seis a dez garrafas, rolos de cartolina ou papelão. Uma bola de meia, de tênis ou do bichinho de estimação. E pronto. É só organizar os pinos improvisados, encontrar um lugar para fazer a pista e se divertir!
6 – Cabo de guerra em almofadas
Use alguma base arredondada e macia, como travesseiros ou almofadas. Depois, é só usar uma corda para brincar de cabo de guerra. Quem sair da base primeiro, perde.
7 – Pista de carrinho
Que tal aproveitar um papelão velho ou caixas de papelão e fazer uma pista super divertida? É bem simples: estenda o papelão pelo chão da casa e prenda-o com fita adesiva, depois desenhe com giz as ruas da pista. Mas, não para por aí: pode desenhar cidades, parques, casas, etc.
Esta brincadeira também tem uma outra versão que segue o mesmo raciocínio, porém usando a fita adesiva para desenhar a pista direto no chão.
8 – Telefone sem fio
Mais um clássico das brincadeiras. O telefone sem fio tradicional é feito com duas latinhas vazias e limpas, com um furo no fundo sem a tampa. Ambas conectadas por um barbante passado pelo furo. Mas você pode tentar outros materiais também.
9 – Encaixe de formas
Desenhe quadrados, triângulos, círculos, retângulos e várias outras formas numa cartolina com canetinha ou no chão com fita adesiva. Depois, corte papéis coloridos com as mesmas formas de mesmo tamanho e dê para o seu pequeno brincar de encaixar!
10 – Cabana
Brincar de cabana na sala é muito divertido. Para fugir das cadeiras e aquele monte de cobertores para fazer a cabaninha, use uma caixa de papelão. Ah, você pode usar os cobertores para colocar lá dentro e deixar os pequenos dormirem na cabaninha e, por que não, uma festa do pijama?
11 – Cantinho da leitura
O cantinho da leitura é muito parecido com a cabana, mas você precisa montá-la um pouco mais alta para conseguir entrar, além colocar almofadas para seu pequeno encostar enquanto lê.
12 – Pintura com água
Para mudar um pouco as brincadeiras de pintar, por que não usar água? Mais uma vez, o papelão como um aliado das brincadeiras. É só separar um pote com água, um pincel e estender um papelão. Os pequenos vão adorar pintar e, depois, ver suas obras sendo absorvidas pelo papelão e gerando uma nova tela! Além de, claro, fazer muito menos bagunça do que a tinta.
14 – Descubra a sombra
Esta brincadeira parece complicada mas é simples, divertida, toma bastante tempo e ajuda muito no raciocínio dos pequenos. Você vai precisar de: objetos variados (panelas, pratos, copos, roupas, canetas, etc.), uma luminária (ou lanterna, mas nesse caso você precisará de uma forma de mantê-la fixa), cartolina e caneta.
Primeiro, você empilha os objetos criando uma forma engraçada. Depois, você direciona a luz da luminária a fim de formar a sombra dos objetos empilhados no chão. A partir desse momento, não movimente mais a luz. Coloque onde se formou a sombra uma cartolina e deixe ela bem fixa no chão, use uma fita adesiva para isso. Depois da sombra projetada na cartolina, contorne-a com a caneta. Então, desmonte os objetos para desfazer a sombra ficando só com seu contorno e chame os pequenos. A brincadeira é descobrir como você empilhou os objetos para fazer o desenho na cartolina, ou seja, reproduzir a mesma sombra. Apenas fique atento para criar sombras que sejam difíceis mas não impossíveis para seu pequeno.
Fonte: Leiturinha
Continue lendo
-
24.09.24
Diocesano recebe I Seminário de Inclusão da Pessoa com Deficiência promovido pelo NAP
-
27.08.24
Manoel Nunes vence a categoria de votação popular do Prêmio Jovem da Água de Estocolmo
-
24.08.24
Estudantes do Diocesano recebem premiações da OBMEP durante cerimônia na UFPI
-
21.06.24
Estudantes do Diocesano participam de Programa de Iniciação Científica do IMPA