27.12.23

Alunos do Diocesano são premiados na 18ª Olimpíada Brasileira de Matemática

Os alunos do Colégio São Francisco de Sales Diocesano foram destaque na 18ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, a OBMEP. A competição dirigida às escolas públicas e privadas brasileiras, é organizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática – SBM, e promovida com recursos do Ministério da Educação – MEC e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação – MCTI. Considerada a maior competição do país na área de matemática, a OBMEP reúne estudantes de todo o Brasil, estimulando o estudo da matemática e revelando talentos na área.

A OBMEP é dividida em duas fases, sendo a primeira composta por uma prova de múltipla escolha e a segunda por uma prova discursiva, com questões mais complexas. O professor Renato Carmont, coordenador da área de Matemática do Diocesano comenta como ocorre a preparação dos estudantes da escola para a competição: “Uma das coisas que nosso departamento de matemática prioriza é explicar aos alunos o porquê [das resoluções], justificando as resoluções, não apenas fazendo aquela coisa de decoreba, de ensinar ‘bizu’. Então, o aluno do Diocesano não se limita a isso. Os professores buscam explicar o porquê das proposições, porque aquela resolução ficou daquela forma. Assim nosso aluno tem uma maior base. E o aluno do Diocesano é famoso por ter uma boa base e isso lhe proporciona galgar voos bem mais altos”, explica.

Participam da OBMEP alunos do 6º ano do Ensino Fundamental até a 1ª série do Ensino Médio. Além de medalhas de ouro, prata e bronze, também são distribuídas menções honrosas, bolsas de iniciação científica e convites para programa de iniciação em matemática. No Diocesano, a preparação para as provas da OBMEP acontece por meio do Programa de Atividades Complementares. “Nós, professores de matemática do Diocesano, recebemos a orientação de trabalhar de forma contínua com a produção de listas complementares, com questões de diversos tipos, de várias olimpíadas de matemática e a OBMEP é uma delas. Além disso, o colégio proporciona aos alunos aulas no contraturno para que os alunos possam ter uma melhor preparação, principalmente para a segunda fase, que é mais desafiadora”, comenta Renato.

Confira abaixo a lista de alunos do Diocesano premiados na 18ª edição da OBMEP.

Nível 1

Lívio Bastos dos Santos Lima

José Hildom Palácio Neto

Premiação Nacional- Medalha de Bronze

Premiação Regional- Medalha de Prata.

Rafael Vinicius Pinheiro Leão

Nível 2