27.05.19

4º Encontro de Formação Integral da RJE é realizado na Bahia

Estudantes do Piauí participam do evento.

Estudantes de todos os colégios da Rede Jesuíta de Educação (RJE) participam do 4º Encontro de Formação Integral (EFI), realizado em Mar Grande (BA), entre os dias 27 de maio a 7 de junho. Do Piauí, seis educandos do Colégio Diocesano e dois da Escola Santo Afonso Rodriguez (ESAR) participam, acompanhados da psicóloga escolar do Diocesano Lorenna Munise.
O EFI tem como objetivo central colaborar com a formação integral dos estudantes, fortalecendo as dimensões afetiva, espiritual, ética, comunicativa e sociopolítica, por meio de uma experiência iluminada pelo modo de proceder inaciano. “É uma experiência de imersão, um momento para aprofundar o trabalho nos demais aspectos formativos, indo além do desenvolvimento acadêmico”, ressalta Lorenna Munise.
Os estudantes que representam o Diocesano são: Fernanda Rodrigues de Castro, Ana Carolina Lopes Ferraz Nunes, Maria Eduarda Farias Santos, Lucas Francisco e Heloisa Maria de Araújo Andrade, todos da 2ª série do Ensino Médio; e José Victor Campelo Leite, que cursa a 1ª série do Ensino Médio. Os representantes da ESAR são: Maria Eduarda Lima Oliveira e Wellysson Lira Lina, ambos da 1ª série do Ensino Médio.
O evento tem como base a estrutura metodológica do Curso Taller Nacional Ignacio, realizado na Colômbia, que propõe suas exposições, dinâmicas, momentos de reflexão, oração, celebração e partilha, inspirados na vida de Santo Inácio de Loyola e à luz dos Exercícios Espirituais, trabalhados em uma linguagem própria para os jovens de 15 a 17 anos.
No total, 60 estudantes participam do EFI 2019. O EFI está de acordo com as diretrizes do Projeto Educativo Comum (PEC) da RJE e do carisma educativo da Companhia de Jesus.