25.05.18

Simpósio nacional aponta caminhos para o currículo nas escolas da RJE

Entre os dias 16 e 18 de maio, o I Simpósio da Rede Jesuíta de Educação no Colégio Loyola, em Belo Horizonte (MG). O evento reuniu mais de 150 estudantes e educadores das escolas jesuítas do país e especialistas do Brasil e da América Latina para debater o tema “Currículo e Inovação”.Das unidades educativas da RJE em Teresina, quinze pessoas participaram, entre colaboradores e estudantes. Do Colégio Diocesano, a diretora pedagógica Margareth dos Santos; a coordenadora pedagógica do 2º e 3º anos do Ensino Fundamental, Rosimar Costa; o coordenador pedagógico da 1ª e 2ª séries do Ensino Médio, João Patrício Carvalho; a coordenadora geral da Educação Infantil, Luiza Maria Ferreira; as professoras Karoma Morais e Elizabel Nogueira e a estudante da 2ª série do Ensino Médio, Maria Augusta Alves de Sousa.Da Escola Santo Afonso Rodriguez (ESAR) participaram o coordenador do Ensino Fundamental I, Ir. Jorge de Paula; a coordenadora do Ensino Médio, Karlyenne Lopes; os professores Rômulo André e Márcia Fernanda e o estudante da 2ª série do Ensino Médio, Maxwell Douglas. Da Escola Padre Arrupe, estão a diretora acadêmica, Dalva Rocha; a coordenadora pedagógica, Kelly Anee Nascimento e a coordenadora pedagógica adjunta, Danieli Trigueiro.O Simpósio foi aberto na quarta-feira (16), à noite, pelo presidente da Rede Jesuíta de Educação Básica, irmão Raimundo Barros SJ, com a presença do Secretário da Educação da Província dos Jesuítas do Brasil, padre Sérgio Mariucci SJ, do diretor Corporativo do Colégio Loyola, padre Mário Sündermann SJ, e demais membros do Conselho Diretor da escola, bem como representantes da comunidade escolar.O Currículo nas referências da Companhia de Jesus e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) foram os principais assuntos da manhã de quinta-feira (17). A primeira a falar foi a professora, mestra e doutora Vilma Inés Reyes Duarte, da Colômbia. Em seus apontamentos, ela destacou que “tudo que fazemos em uma instituição educativa aponta para um processo de humanização”. Por isso, o currículo deve preparar a pessoa para responder às emergências, à dinâmica da sociedade contemporânea, caracterizada pela mudança incessante, e ajudá-la a lançar-se ao outro.Para debater o tema, a professora, mestra e doutora Olga Irene León Miranda, da Guatemala, compartilhou suas experiências em seguida. Ela chamou a atenção para a necessidade de entendermos o currículo como sistema, e não como ilhas, partes não conectadas entre si. Para ela, ele deve ser algo que ajude as pessoas a situarem-se na sua realidade e a serem melhores. Na sequência, o tema foi aberto para discussão junto aos participantes. (As colocações das duas especialistas, na íntegra, estão na TV Loyola no Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=hH47C7QcrhY).Ainda no período da manhã, aconteceu a mesa-redonda e debate sobre a BNCC e Formação de Professores com os professores, mestres e doutores Guiomar Namo de Mello e José Francisco (Chico) Soares. À tarde, houve uma oficina teórico-prática “Metodologias ativas”, conduzida pelos mestres e doutores Lilian Cassia Bacich Martins e José Manuel Moran, tendo como conceito central “aprender fazendo” para fazer um “currículo vivo, partindo dos interesses dos alunos”. (A íntegra desse momento está disponível no canal da TV Loyola no Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=OsgO0oX1HrA)No segundo momento da tarde, os participantes se dividiram em grupos para experiências diferentes em dez oficinas oferecidas pelas escolas da RJE que, de algum modo, já aplicam o conceito das metodologias ativas ou outras de aprendizagem. Durante a palestra “Legislação Brasileira, possibilidades para inovação”, o professor doutor Carlos Roberto Jamil Cury abordou as mudanças ocorridas nas leis relacionadas à Educação ao longo da história do Brasil e suas implicações na realidade educativa das instituições de ensino na manhã do segundo dia (18). Ele afirmou que “a escola confessional pode representar um diferencial com seu projeto pedagógico, para que os estudantes saiam mais cidadãos e respeitadores dos direitos humanos”. (A palestra completa está disponível no canal da TV Loyola no Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=VQIMtTWtT5k)O I Simpósio da RJE terminou na sexta-feira (18) com importantes anúncios feitos pelo presidente da Rede Jesuíta de Educação Básica, irmão Raimundo Barros SJ, entre as quais a constituição de dois comitês permanentes de estudo, formados por educadores das escolas jesuítas do Brasil: um sobre currículo e outro sobre formação continuada (O pronunciamento de irmão Raimundo e as demais atividades do Simpósio estão disponíveis no canal da TV Loyola no Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=8mMUN6_9FGc). Dos principais compromissos e acordos do Simpósio, destacam-se a criação de grupos permanentes de diálogo, sobre os temas destacados, em todas as unidades da RJE e a elaboração, pelo Comitê Permanente de Currículo, de um documento que apresente os resultados do Simpósio e, também, de diretrizes curriculares norteadoras para a RJE. O CPC também terá como atribuição o estudo da Base Nacional Comum Curricular.Com informações da assessoria de comunicação do Colégio Loyola.

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