Simpósio mostra a participação dos jesuítas na construção e desenvolvimento das sociedades

Professor Ismar Tavares, Padre Marcelo Costa, Ir. Raimundo Barros, Padre Geraldo Coelho e Professor Fonseca Neto.

“Jogar luzes na memória da Companhia de Jesus é também resgatar a nossa história. Que ela transcenda e seja vista como uma experiência que pauta nossas ações”. Ir. Raimundo Barros, Diretor Geral do Diocesano.

Esse foi o tema presente nos dois dias do Simpósio em comemoração ao Bicentenário de Restauração da Companhia de Jesus, ocorrido nos dias 19 e 20 de setembro, no auditório do Diocesano, com a presença de estudantes, professores, coordenadores e diretores de instituições de ensino.
A primeira palestra teve como tema “A Missão Jesuíta no Brasil”, proferida pelo padre Geraldo Coelho, responsável pelo arquivo da Província Brasil Nordeste (BNE). Fatos históricos contados com detalhes precisos e curiosidades a respeito da Ordem e seu papel no desenvolvimento das sociedades em que esteve inserida deram o tom da fala do jesuíta. “A Geografia, História, Literatura, Política, Arte, Sociologia e outras ciências enriqueceram com os relatos presentes nas cartas escritas pelos missionários descrevendo as terras onde chegavam e os costumes do povo do lugar. Também com suas intervenções em todas essas áreas”, disse pe. Geraldo.
O historiador e membro da APL (Academia Piauiense de Letras), Antônio Fonseca Neto, discorreu sobre a presença da Companhia de Jesus no Piauí, desde a época colonial até os dias de hoje. “A Companhia de Jesus é uma espécie de esteio do ocidente porque soube se reinventar, atravessando as mais diversas formações sociais no cumprimento da sua missão”, declarou Fonseca Neto.
Os debates foram mediados pelo professor de História do Diocesano, Ismar Tavares, que contextualizou Os três momentos da Missão Jesuítica. Segundo ele, o primeiro momento a ser citado é a criação da Ordem com a missão de expandir a fé católica através do binômio catequese e educação. Depois a restauração da Companhia, quando Roma precisou da ajuda dos jesuítas para resgatar valores que o Iluminismo foi deixando de lado. O terceiro “Neste momento temos um Papa jesuíta que tem a missão de resgatar os valores da Igreja Católica no mundo atual”.
Durante todo este ano de 2014, a comunidade do Diocesano esteve mergulhada nessa temática através de estudos multidisciplinares que culminaram na exposição de projetos na Diofeirac, a Feira de Conhecimento do colégio, e de um Concurso Cultural do qual as produções estão em exposição no hall de entrada para a apreciação de todos.

[srizonfbalbum id=17]