São José de Anchieta, o Apóstolo do Brasil
São José de Anchieta foi um jesuíta espanhol que chegou ao Brasil em 1553, aos 19 anos de idade, e permaneceu no país até sua morte em 1597. Foi um missionário, escritor e um dos fundadores da cidade de São Paulo. O santo foi beatificado em 1980, pelo papa João Paulo II e canonizado em 2014 pelo papa Francisco. Sua festa litúrgica é celebrada em 9 de junho.Por dez anos, o padre exerceu a função de Provincial da Companhia de Jesus no Brasil. Em 2015, na 53ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), São José de Anchieta foi declarado copatrono do Brasil, ao lado dos patronos São Pedro de Alcântara e Nossa Senhora Aparecida. “É um exemplo de um homem totalmente entregue à missão”, pontua o coordenador adjunto de pastoral do Colégio Diocesano, padre Ednaldo Vieira, SJ.Anchieta também é conhecido como Apóstolo do Brasil, por conta do pioneirismo missionário em terras brasileiras. “Ele estava à frente do seu tempo, porque respeitava as culturas. Aprendeu tupi-guarani para poder falar de Deus aos indígenas”, comenta padre Ednaldo. Além disso, o santo se preocupava em defender os indígenas dos abusos dos colonizadores. Ele também ajudou na pacificação de um conflito entre Tamoios e portugueses.Fonte: Ascom Diocesano
Continue lendo
-
10.06.26Provincial dos Jesuítas no Brasil visita o Colégio Diocesano e reforça laços com a missão educativa da Companhia de Jesus
-
08.06.26Assembleia Legislativa reconhece contribuição do Colégio Diocesano à educação piauiense em seus 120 anos
-
05.06.26Estudantes do Colégio Diocesano conquistam 60 premiações na Olimpíada Canguru de Matemática 2026
-
01.06.26Vozes em Leitura: alunos do 9º ano do Colégio Diocesano compartilham experiências literárias