12.11.20

Saiba como se preparar para a reta final do ano letivo de maneira saudável

Na reta final do ano letivo, é bom o estudante se planejar para a última trimestral do ano e curtir as férias desde o primeiro dia de dezembro! Mas, o mais importante é se preparar para esse momento mantendo-se cercado de pensamentos saudáveis e equilibrando a ansiedade.

Isso porque, por vezes, o resultado não é apenas uma questão de dedicação aos estudos, mas também da pressão que o estudante põe sobre ele mesmo ao tentar obter os resultados almejados. Por isso, a importância de prezar pelo bem-estar emocional, buscando encontrar formas de redirecionar seus pensamentos e, dessa forma, aliviar o peso da ansiedade.

Segundo a psicóloga escolar do Colégio Diocesano, Lorenna Munise Nascimento, os estudantes devem ter em mente que esse momento é a conclusão de um trabalho já iniciado, trabalhado e fortalecido durante todo um percurso. Mas que, “mesmo quando o estudante não tem segurança de ter feito um investimento adequado durante o percurso, ainda se tem tempo hábil para a finalização bem-sucedida do ano letivo”, ressalta.

Para ajudá-los nesse processo, pedimos ajuda aos demais psicólogos escolares do Colégio Diocesano para darmos algumas dicas de como manter uma boa saúde mental nessa reta final!

EXERCÍCIOS DE RESPIRAÇÃO
Técnica da respiração em quatro tempos

Inspire contando até quatro e segure o ar contando até quatro. Expire contando até quatro e segure o vazio contando até quatro. Repita o processo quantas vezes achar necessário.

Técnica da respiração diafragmática ou abdominal
Sente-se em uma posição confortável, com a coluna ereta (se preferir, pode fazer deitado). Depois, coloque uma mão sobre o abdômen para sentir o movimento da respiração. Inspire profundamente pelo nariz, expandindo o abdômen e, em seguida, segure o ar nos pulmões por dois tempos. Agora, expire também pelo nariz, soltando todo o ar, esvaziando o pulmão e depois a barriga, em 4 tempos. Repita o processo.

Técnica de respiração baseada em Mindfulness
Esses exercícios respiratórios são orientados à ampliação da consciência e da atenção plena. Um dos exercícios típicos da respiração consciente da Meditação de in­sight ou Mindfulness leva o participante a se sentar e concentrar sua atenção na experiência da respiração. Se a pessoa se distrai, volta-se novamente para a respiração. O que o participante aprende é a aceitar, sem julgar, cada distração, sem se deixar comandar por esta.

Confira outras dicas para se dar bem nessa reta final:

Peça apoio aos familiares

Avise à família que está estudando naquele determinado horário e peça a todos que evitem possíveis perturbações. Os familiares também têm um papel fundamental nessa mudança. É importante que os pais demonstrem interesse naquilo que os filhos estão aprendendo e que se disponham a ajudá-los quando possível.

Defina prioridades

Abra seu cronograma de estudos todos os dias e veja quais são as tarefas mais urgentes. Quais são os prazos para a entrega dos trabalhos, quais são os textos que precisam ser lidos primeiro, quais são as aulas do dia; enfim veja o que é preciso ser feito primeiro para evitar que você se prejudique.

Conecte-se com seus colegas

Mantenha contato. Em muitos momentos, vocês poderão trocar informações relevantes e tirar dúvidas uns com os outros. Que tal criar grupos de estudos em redes sociais ou no WhatsApp?

Use a tecnologia a seu favor

É válido utilizar outras fontes de conhecimento, como a Internet, para tirar dúvidas e aumentar o conhecimento. Acesse plataformas digitais, programas e aplicativos educativos! Clique aqui e confira uma série de dicas de Apps.