24.11.15

Projeto Plantale trabalha conscientização para o tratamento do lixo

Alunos do 6º ano do Ensino Fundamental conhecem durante esta semana a exposição “Lixo é Quase Nada”, realizada no Serviço Social do Comércio no Estado do Piauí (SESC). A visita é uma das etapas do Plantale, projeto que integra a Feira de Conhecimento do Diocesano (DIOFEIRAC), desenvolvido desde 2011. Na mostra, são apresentados os processos de reciclagem e reutilização do lixo, além disso, também é exposto o panorama da realidade brasileira do tratamento desse material.
O Plantale deste ano tem como tema “Plantar a Paz é Cultivar a Vida”, com o objetivo de conscientizar a comunidade escolar e extraescolar sobre os impactos ambientais gerados pela ação do homem em relação ao meio ambiente. Este ano, a proposta da atividade é retornar ao primeiro projeto desenvolvido em 2011 na Comunidade Alegria, alertando a comunidade daquela área para as responsabilidades que cada um tem com a “saúde” do meio ambiente.
 A escolha da localidade foi realizada a partir da observação de denúncias feitas aos jornais sobre o acúmulo de detritos na área inapropriada, situada no cruzamento das avenidas Dr. Manoel Aires Neto e a Estrada da Alegria, Zona Sul de Teresina. A proposta de intervenção nessa área é o estabelecimento de parcerias com o Conselho Comunitário, Comunidade Escolar e o Setor Público, para minimizar os problemas ocasionados pelo despejo de lixo.
Os alunos farão uma visita técnica ao local para reconhecimento do território, análise do solo e da água, a fim de desenvolver argumentos que sustentem uma denuncia aos órgãos municipais de Meio Ambiente. Após esse procedimento, serão apresentados os resultados das análises, feita uma limpeza no local e realizado plantio de mudas de plantas nativas. Os resultados serão apresentados na Diofeirac no dia 30 de setembro.
[srizonfbalbum id=134]
Confira mais fotos

Continue lendo

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nossos sites e fornecer funcionalidade de redes sociais. Se desejar, você pode desabilitá-los nas configurações de seu navegador. Conheça nossa Política de Privacidade.

Concordo