15.02.19

Professora Jovina Nascimento receberá título honorífico de Cidadania Teresinense

A educadora receberá a honraria oferecida pela Câmara Municipal de Teresina.

A professora Jovina Nascimento, ex-colaboradora do Colégio Diocesano, recebe hoje (15) o título honorífico de Cidadania Teresinense, proposto pelo vereador Inácio Carvalho. A homenagem será às 19h, na Câmara Municipal de Teresina. Jovina trabalhou durante 50 anos no Colégio Diocesano, marcando gerações de alunos e colaboradores que conviveram com ela na instituição. A professora participou ativamente de momentos importantes vividos pela instituição. Um deles foi a implantação do Diocesano Infantil, local em que colaborou nos últimos 15 anos em que esteve na escola. Jovina também esteve à frente da abertura do colégio para meninas,em1973.“O padre Ângelo (Imperiali, SJ, diretor na época) disse que não tinha jeito para lidar com elas e solicitou ao padre Luciano Ciman, SJ, que me convidasse para ficar pela manhã no Ensino Fundamental e à tarde continuei dando aulas no primário”, conta. Os ex-alunos Inácio Carvalho, Fernando Said e Gilson Canito procuraram a professora em agosto do ano passado apresentando o desejo de homenagear o seutrabalho desenvolvido na área da educação em Teresina e no Diocesano. “Sinto-me honrada e gratificada com a homenagem e, ao mesmo tempo, assustada com a sua dimensão”, declara.