15.08.19

Performance sobre a trajetória de Santo Inácio de Loyola é apresentada no Diocesano

A apresentação contou com dramatização da vida do santo, músicas e interpretação de poemas.

Em homenagem à Santo Inácio de Loyola, fundador da Companhia de Jesus, estudantes e professores do Colégio Diocesano organizaram a performance “A Flor e a Estrada”. A apresentação ocorreu em uma das quadras da instituição, durante o intervalo das aulas, e contou com dramatização da vida do santo, músicas e interpretação de poemas.
A partir de um projeto envolvendo as disciplinas de Linguagens, Sociologia e Religião, nasceu a proposta da exibição. “Sugerimos aos alunos que fizessem produções sobre Santo Inácio e aqueles que têm habilidade com a escrita desenvolveram poesias. Em cima dessas poesias, surgiu a ideia da performance”, explica a professora de Linguagens, Conceição Neri.

Foram interpretados dois poemas autorais, criados pelos estudantes, uma paráfrase do poema “A flor e a náusea”, de Carlos Drummond de Andrade e o poema “Memória”, do referido poeta. Com exceção desta última, que encerrou a apresentação, as demais poesias falam sobre explicitamente sobre a trajetória de Inácio. No entanto, o poema “Memória” dialoga com as demais e complementa a história contada.
Por meio do projeto, foram trabalhadas diversas competências com os estudantes. “Foram desenvolvidas habilidades como: análise de poemas, produção de poesias, observação criteriosa da linguagem, intertextualidade”, destaca a professora. “Eles tiveram a oportunidade de ler sobre a vida de Santo Inácio e de estudar a linguagem poética concatenada à vida do santo”, enfatiza.

Leia os poemas apresentados
Veja as fotos