19.05.18

Pentecostes é celebrado neste domingo (20)

Cristãos de todo o mundo celebram neste domingo, 20, o Dia de Pentecostes. A palavra vem do termo grego pentekoste, que por sua vez significa “quinquagésimo” – fazendo referência ao quinquagésimo dia depois da Páscoa. A data marca a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos reunidos no Cenáculo em Jerusalém, assim como prometido por Jesus ao dizer que o Espírito Santo desceria sobre eles, e a partir dele receberiam forças para serem as suas testemunhas em todos os extremos da terra (Atos 1,8).A data é comemorada através de uma das celebrações mais especiais do catolicismo: a Vigília de Pentecostes. Nela, é feita a memória deste momento considerado como o início da Igreja, em que os discípulos foram fortalecidos pelo espírito de Deus e espalharam o Evangelho. Se a noite pascal dava mais ensejo para acentuar o Batismo – morrer e ressuscitar com Cristo – o tema Pentecostal refere-se, antes, ao dom do Espírito, relacionado com a Crisma, o sacramento da reafirmação.Por isso, a Pastoral do Colégio Diocesano promove neste sábado, 19, a Vigília Pascal para os estudantes que farão a Crisma no fim do ano. Segundo o coordenador da Pastoral, professor Roberivan Mariano, o objetivo é que os crismandos “percebam que o Espírito Santo é aquilo que move a fé, e que é essa fé que irá fazer com que eles deem testemunho do amor de Deus”.