Passeio Sociocultural aposta no valor da experiência

Não é de hoje que a Pedagogia Inaciana centra seu paradigma na experiência. Assim, confiando no potencial de aprendizagem vivendo a realidade do que é estudado, o Diocesano leva à frente seu projeto Passeio Sociocultural e conduziu mais um gripo de alunos do 5º ano do ensino fundamental do colégio à cidade de São Raimundo Nonato, dias 30/05 a 01/06.
A cidade, que fica a 523 km da capital Teresina, abriga o Museu do Homem Americano. Lá encontra-se um acervo com a exposição de peças, resultado de achados arqueológicos da equipe da pesquisadora Niéde Guidon, arqueóloga responsável pelo Museu, pelas descobertas e preservação da memória do lugar.
Neste cenário, os alunos puderam saber mais sobre suas origens e experimentar novas sensações. Como, por exemplo, o toque na argila, na visita ao centro de fabricação das peças ícones do artesanato local, conhecido mundialmente.
Continuando o passeio, uma parada nas paisagens turísticas do Parque Nacional da Serra da Capivara e seus tesouros arqueológicos com milhares de inscrições rupestres com idade de até 12 mil anos. Em seguida a travessia do Boqueirão da Pedra Furada, uma abertura de 15m de diâmetro, num paredão com mais de 60m de altura, o cartão-postal do Parque.
Tudo de forma organizada, como numa verdadeira e boa aula. E sendo assim, os professores e auxiliares que acompanharam a turma nesta aventura, aproveitaram para colocar no guia de viagem uma pauta com regras de convivência e dicas preciosas: “bom astral, respeito, sensibilidade e muita disposição para caminhar por ruas e vielas históricas”.
 Com informações do site: brasilcontact.com
[srizonfbalbum id=11]